sexta-feira, janeiro 24, 2014

Caracter...

Sexta-feira... altura para acreditar e sentir mesmo que as acções ficam para quem as pratica. Sei o que sou, ou penso saber, mas tenho a certeza de que não sou rancoroso, maldoso ou mal intencionado e sei ainda ser incapaz de determinados actos ou comportamentos. 
Ontem fui surpreendido por ter sido excluído por uma determinada pessoa no Facebook, o que demonstra o carácter e a forma de estar dessa mesma pessoa, que é incapaz de reconhecer os seus defeitos e maneiras de estar no mundo e na vida.
É verdade que não há pior cego do que aquele que não quer ver.... acrescento que também não ele haver pior do que o mudo que não quer falar e pretende que tudo se faça à sua imagem e maneira. 
Tive que chegar a esta idade para ter contacto com uma realidade que me era estranha, mas que até deve estar de acordo com os tempos em que vivemos, de individualismo, de egoísmo e de não aceitação dos outros e das suas diferenças.
Também percebi que até é fácil só ter sucessos e êxitos... Não se arrisca nada, não se faz malabarismos nem qualquer tipo de arte, apenas ciência pura e aquilo que está descrito nos livros. Procedendo assim, conseguimos ser os melhores e os maiores na medida em que efectivamente nunca erramos.
Neste momento, estou a tentar ser assim para diminuir ao máximo todos os factores de risco, visto que as pessoas apesar de quererem pagar cada vez menos, estarem cada vez mais exigentes e menos tolerantes.... e tenho tido provas disso.
Apesar de tudo, vejo trabalhos feitos por mim que não seguem os caminhos habituais e que se mantém na boca mais tempo do que o previsto e fico orgulhoso desse facto! porque acho que a nossa profissão tem muito de criativo e de pessoal! dentro de certos limites e riscos.
Mas como não podemos ser todos iguais e felizmente que assim é, penso que nós deveríamos aceitar nas diferenças de cada um e tentar integrar o melhor possíveis essas mesmas diferenças numa coabitação pacífica e não entrar em guerrilha e ver quem faz pior ou quem faz o quê! Isso é demonstrativo dum carácter estranho ou pelo menos duma forma pouco saudável de estar na vida. 
Mas talvez por isso mesmo, a vida para certas pessoas, se limite ao seu espaço limitado, à sua esfera de acção onde podem ser donos e reis sem contestação nem contraditório, que nem admitem se não for ao encontro do que pensam e acham ser a verdade... percebe-se por isso o motivo de haver tantas guerras, tantas fontes de mal estar e de desentendimentos porque se a este nível tão básico e mínimo a realidade é esta, mais se entende que a nível universal tudo se complique e seja bastante pior.
Mas não se dê importância ao que não é importante e sigamos o nosso caminho da forma possível e digna; façamos o nosso trabalho e dediquemo-nos ao que verdadeiramente importa, que são as nossas relações, a família, os filhos e a nossa casa. Isso é o nosso mundo, a nossa prioridade e o que devemos, acima de tudo, preservar.
Pergunto-me muitas vezes qual será efectivamente a finalidade da nossa vida, de aqui estarmos e do resultado do que fazemos, para o universo e para as pessoas. Acredito que, estando tudo interligado e intercruzado, tudo tem um sentido e um significado, bem como tudo tem consequências.... tudo o que se faz, vai reflectir-se na realidade, ou em nós próprios ou naqueles que nos envolvem!
Ontem falou-se em sextos sentidos e/ou premonições e o AA, como cientista que diz ser o seu papel, tem uma explicação científica para esses factos ou acontecimentos, mas em que não exclui a sua existência. Apenas se tenta racionalizar essas mesmas percepções que, no meu caso pessoal, têm alguma frequência. Sempre fui e continuo a ser altamente premonitório e com uma percepção bastante apurada, tendo vários exemplos disso e casos concretos que se concretizam e se realizam.... e algumas dessas situações são ou foram bastante desagradáveis na altura em que ocorreram.
Uma pergunta que hoje me está no espírito... será que vale a pena continuar a minha introspecção visto que, aparentemente, me parece estar em círculos e e a voltar sempre ao mesmo sem mais resultados do que aqueles que já obtive ?? Claro que os tenho que consolidar mas durante quanto mais tempo e duração ?? Vamos vendo...
Um SORRISO para este dia que não é ainda final de semana por se trabalhar amanhã, mas felizmente com vontade e entusiasmo. Espero que da reunião de hoje se faça luz e uma maior tolerância mútua.

Sem comentários: