quarta-feira, janeiro 08, 2014

Reflexões

Cansaço matinal... as minhas variações de sono são de sempre, com uma alteração significativa nestes últimos tempos; há noites em que adormeço rapidamente, durmo tranquilo e descansadamente, acordando relaxado e preparado para mais um dia e outras noites em que há como que uma agitação permanente e total, que me deixa esgotado e sem qualquer vontade de trabalhar ou iniciar o dia.
É evidente haver uma relação directa entre os factos, emoções e acontecimentos do dia e essas alterações, principalmente quando me sinto muito atingido e "magoado" comigo mesmo ou com quem me rodeia.
Sinto que estou num grande processo de transformação, de mudança, de conhecimento interior e das muitas "gavetas" que tenho fechadas e empoeiradas que se estão lentamente a abrir e a revelar os seus conteúdos.
Ontem, na minha sessão, cheguei à conclusão de que necessito desconstruir muitas dessas mesmas gavetas do enorme armário que é o inconsciente, o Ego, o ID, e tudo o que está relacionado com esses aspectos, para que possa organizar e arrumar devidamente tudo o que existe, duma forma lógica, coerente e que má consiga fazer feliz, bem como aos que me rodeiam.
É também evidente que, neste momento, o não haver uma solução imediata e concreta de trabalho e ocupação para o meu filho me preocupa bastante, me causa angústia e muita ansiedade, mas tenho esperança que, rapidamente, algo se concretize e que se consiga arranjar alguma coisa satisfatória, que o preencha e lhe dê um significado à vida.
Regressemos ao nosso quotidiano, tentando superar as dificuldades que nos surgem, bem como dar mais sentido à vida, às pessoas, aos momentos e emoções que vamos tendo. Pensar antes de agir, reflectir nas coisas e nas pessoas e ainda não sermos egocêntricos, é uma boa filosofia de vida que se deve seguir. Ou seja, não agir irreflectidamente para criar conflito, culpas ou remorsos para levar os outros ao limite e assim demonstrar a nossa (falsa) importância; pensar muito bem no que fazemos e queremos para que não haja situações de conflito, de dor ou sofrimento desnecessárias, bem como tentar que a tal nossa vertente de demónio seja cada vez mais um resquício e uma memória longínqua; saber que o mundo não gira à nossa volta e que pode e há muitas interpretações acerca do mesmo facto é uma evidência "descoberta " recentemente pelo meu consciente. Tinha (tenho??) a tendência de focar muita coisa em mim e nas minhas coisas,não me ocorrendo que isso é fruto da minha insegurança e da minha vontade em ser valorizado e me auto estimar. 
Em (quase) todas as situações, há sempre a possibilidade doutras versões e doutras formas de ver o mesmo facto e realidade pelo que temos que estar bem despertos para perceber e dar o devido contexto ao que nos vai acontecendo, sempre com um SORRISO positivo e procurando em todos os momentos sermos felizes e fazermos com que os outros também o sejam connosco.

Sem comentários: