quinta-feira, outubro 31, 2013

Recordações de Viagens

Esta semana tem custado imenso a desenrolar e a desenvolver-se... ou seja, nunca  mais acaba nem chegámos ao fim de semana. Ainda por cima, penso que hoje à noite passei mais tempo acordado do que a dormir, estando bastante cansado e estonteado. Tive que tomar um café, o que raramente faço e um paracetamol para ficar melhor.
Devo estar com o(s) ouvido(s) interno(s) desequilibrados e alterados, na medida em que neste momento estou permanentemente com zumbidos e algumas tonturas.
Ontem foi dia de jantar com o Fran, sempre agradável e sempre cheio de entusiasmo e de vontade de seguir em frente... estes meus filhos, bem como toda a sua geração vivem efectivamente num mundo globalizado, porque este País já é pequeno para as suas vivências. Um está num concerto em Paris e o outro vai em breve a um concerto a Madrid.
Alguma vez na idade deles íamos a concertos seja onde for ou mesmo havia espectáculos deste tipo ?? Não me parece nem me lembro que assim fosse, tanto mais eu com a idade dum ainda andava a penar na faculdade e na do outro já estava a trabalhar e casado.
A grande diferença dos tempos é que na "minha" altura vivíamos neste canto à beira mar plantado, ir ao estrangeiro era um entusiasmo pelas diferenças flagrantes existentes e nem havia a facilidade dos low cost, nem dos hostels nem o que hoje temos à nossa disposição.
Lembro das primeiras vezes em que fui viajar pela Europa e pelos USA e com o encantamento e deslumbramento com que tudo via e anotava, pela diferença abissal existente na altura entre o nosso País e a realidade dos outros países. Então com os USA a diferença foi brutal... estive em New York e em Miami em 1978/9, altura em que atravessávamos uma crise enorme em Portugal, com a vinda do FMI, a limitação se saída de divisas e a inexistência de cartões. Apenas quem tinha dinheiro alguém podia dar-se ao luxo ao luxo de viajar.
Foi uma viagem fabulosa... onde ganhei o gosto pela cidade maravilhosa, pela vida nessa cidade e por tudo aquilo que tinha e tem. Nesse ano comemorava-se o centenário do nascimento de Picasso e tivemos ocasião de ver uma exposição fabulosa dele e pela primeira vi o Guernica, com muitos dos estudos feitos por esse génio para a concretização desse mesmo quadro.
Voltei a essa cidade que nunca dorme, mais umas 3 ou quatro vezes, mas agora há mais de 14 anos que não a visito, pelo que tenho uma grande voltar de organizar um regresso, integrado numa visita aos meus sobrinhos em Charleston e um regresso à Florida, para fazer um dos cruzeiros que dali partem. Talvez em 2014 ou por aí se a vida der a volta e se tudo melhorar entretanto.
Tive a sorte de viajar imenso nos meus tempos e de conhecer imensa coisa, inclusive longas temporadas em Paris, para cursos de verão... é uma cidade sempre no meu coração e por isso a ter escolhido para a minha lua de mel. Também não era costume as viagens para destinos exóticos e as pessoas ficavam-se pela Europa.
No tempo dos meus tios, que fazem mais de sessenta anos de casados, a lua de mel era passada em Portugal e num hotel ou estalagem dependendo das posses, porque a finalidade era mesmo a que toda a gente sabe, visto que os contactos eram inexistentes antes do casamento. Como diz o meu Tio, a cor das paredes era supérfluo para o que se pretendia.... !!!
Outros tempos, outras condições mas a certeza de que, em cada momento, temos e viver de acordo com o que podemos e ser felizes com um luminoso SORRISO cheio de força e de muita! mas muita energia positiva.

Sem comentários: