sexta-feira, outubro 18, 2013

Less is More

Less is More... foi Robert Browning, em 1855, no poema chamado "Andreia del Sarto" que escreveu esta frase tão simples, depois aproveitada também pelo arquitecto Van der Rohe para o seu conceito minimalista de obra.(http://en.wikipedia.org/wiki/Less_is_more)
Tivemos oportunidade de ver o pavilhão que ele idealizou para a Feira Mundial de Barcelona do principio do século passado, que é algo que merece e vale a pena ser visitado e de que até temos umas t-shirts com os ditos.
Este principio foi-me ontem relembrado pelo meu analista, para termos em conta que o que temos (less) pode ser o suficiente (more) para estarmos bem e ficarmos felizes com a vida, as pessoas e os factos ocorridos.
Ou seja, perante determinados impulsos, acções ou factos devemos lembrar-nos que, provavelmente, o que temos e conseguimos será o suficiente e necessário para conseguirmos estar bem e viver em conformidade. Este raciocínio, minimalista nas suas muitas vertentes, pode também ser aplicado na nossa vida quotidiana e prática para que saibamos sempre o nosso lugar, as nossas capacidades e as nossas limitações. 
Nesta minha segunda sessão de divã, fiquei bastante surpreso com esta ideia, porque falando de impulsos e de compulsões e lembrando-me da sessão de hipnose clínica para deixar de fumar, perguntei se não haveria alguma forma de atenuar esses mesmos impulsos.
Quando o AA me começou a falar deste conceito, tem toda a lógica e fez-me pensar bastante. Aliás toda a sessão de ontem foi altamente produtiva, interessante e percebi melhor muitos dos meus conflitos, dilemas e problemas actuais. Bem como a questão constante e permanente da figura paternal, hierarquicamente superior e a forma como lido com tudo isso. 
Escrevi uma folha de "pensamentos" e dúvidas para as próximas sessões, porque efectivamente a sucessão dos meus erros e falhas prendem-se, quase sempre, com as mesmas temáticas e desvios constantes de padrão; como me foi dito ontem, tenho a capacidade e a inteligência suficiente para me aperceber de muitas coisa que paira no subconsciente e assimilar ou sublimar parte dessas mesmas coisas, duma forma que me diminua o sofrimento e me traga maior estabilidade.
O nosso principal intuito é sermos felizes, conseguirmos estar bem connosco e com quem nos rodeia e ainda deixar alguma marca pessoal ou profissional desta nossa passagem por esta vida. Se o conseguirmos, então a nossa vida valeu a pena e demos o nosso melhor e empenho para o bem estar colectivo.
Estando tudo interligado e intrincado, a minha ideia de transmitir um SORRISO aos outros e de ser capaz  de alterar um ínfimo grão de areia nesta imensa engrenagem da vida e da colectividade é algo que cada vez mais é um objectivo que quero alcançar e dar voz e corpo. A nossa contribuição para o bem estar e para se alcançar a Felicidade deve ser uma das nossas prioridades e se tivermos em conta, o more certamente que valorizaremos  o nosso less e assim conseguiremos viver de acordo com o que temos e o que conseguimos. Com maior equidade, mais justiça e principalmente maior bem estar e a tal felicidade que todos precisamos e procuramos.
Também ontem tive a noção do maior grau de sofrimento e de tristeza que vou tendo perante algumas adversidades, fruto desta "mexida analítica" presente e da minha crescente consciência das coisas; também foi focado o facto de que a falta duma sessão pode ter repercussões no comportamento e que alguns dos problemas destes dias podem ter sido influenciados por essa omissão. 
Mas o dado principal é mesmo a minha maior sensibilidade para determinados aspectos e a maior acuidade para aspectos que estão a vir à superfície com mais força e radicalismo, numa tentativa de resolução que, infelizmente, não é tão célere quanto eu gostaria... aliás, um das minhas sensações é a lentidão de tudo isto e o tempo que vai demorar a resolver mais e melhor tudo isto, porque como me foi dito ontem estamos no principio dos princípios 
Felizmente que já me serviu para intuir alguma coisa, perceber outras e ainda tentar alterar acções e comportamentos que transformavam as intenções do meu SORRISO, que assim pode ficar cada vez mais luminoso e brilhante.

Sem comentários: