terça-feira, outubro 08, 2013

(Outro) Dia

Mais um dia de consultório e de trabalho, num clima agreste e difícil porque quando as pessoas se convencem que têm sempre razão e pensam que podem dizer tudo aquilo que lhes apetece, é porque não percebem mesmo o que são e como se devem relacionar com os outros e com o Universo.
E sinceramente tenho pena que assim seja porque, mais cedo ou mais tarde, mais e piores consequências advirão e tornarão provavelmente a convivência quase impossível , com as conclusões que se terão que tirar e extrair. Aliás acho que actualmente é mesmo isso que se pretende e também isso é, para mim, algo que não entendo nem aceito.
Adiante... ontem foi dia de conversas paralelas e duma tentativa de arbitrar as relações dos meus filhos, cada um dos quais com o seu (difícil ) feitio; gostei de ambas as conversas, na medida em que se confirma o entusiasmo e o empenho que ambos põem na vida e nas suas actividades, bem como no caminho que querem e que estão a seguir.
No reverso da medalha, está a teimosia e a unilateralidade de posições que, também pela imaturidade, não conseguem dar a volta e perceber que nem sempre se pode ter toda a razão, mas que também é impossível nunca ter alguma razão nalgumas coisas. Do nosso bom senso, experiência e maturidade compete-nos tirar as conclusões, estabelecer pontes de contacto e de entendimento para que possamos viver nesta sociedade e neste mundo o melhor possível.
É verdade, como diz o AA, que estou numa fase de aprendizagem numa forma completamente diferente de estar no dia a dia, na medida em que preciso de pensar mais, perceber melhor e agir por cima disso tudo duma forma que me deixe bem comigo e com quem me rodeia, o que nem sempre é fácil ou possível.
Cada vez tenho maior consciência do que sou e da forma como quero ser e estar, tendo pela frente o trabalho de o conseguir e de enfrentar o que me é dado; há sempre razões para o que temos na vida e para as pessoas que encontramos porque tudo e todos fazem parte integrante deste imenso percurso de vida que todos temos e queremos ter da melhor forma possível.
É bem verdade que apenas os que conseguem aprender com os factos, emoções, acontecimentos e pessoas encontradas têm a "sorte" de progredir, crescer e amadurecer no bom caminho e duma forma salutar sem ser preciso impor a sua razão ou forma de estar, na medida em que, naturalmente, ela irá fazendo parte deste Universo em que estamos.
Acredito na justiça, no bem estar e sobretudo que todos nós estamos integrados numerando maior e global de realização da Humanidade e do Homem, no seu colectivo mas tendo sempre em conta a satisfação individual e a realização de cada um de nós.
A idade é um bem precioso pela tranquilidade, pela calma e distanciamento que nos pode dar das coisas, bem como pelo entendimento do que nos envolve duma maneira totalmente distinta; em cada fase da vida temos uma perspectiva e uma forma de ver as coisas e quanto mais novos mais irreflectidos podemos ser e estar, porque a passagem dos anos é que nos dá, precisamente, a capacidade de ver e sentir melhor ou pelo menos diferente. Se tivermos essa capacidade, o que nem sempre acontece... muitas pessoas, passam por esta vida sem nunca tirarem as devidas conclusões ou aprenderam com o que lhes acontece, culpando sempre os outros e a (ir)realidade existente porque não percebem nem querem perceber as razões das coisas.
Hoje tive mais um sonho estranho, passado na que é agora a casa do meu irmão, mas que foi onde passei a minha vida até me casar, à mistura com o meu ex-consultório, com afogamentos e água, bem como a existência dum bebé fantasma provocador destas maleitas todas. Acho que talvez pressinta o significado destes factos, agora que os escrevo e percepciono porque estão relacionados com factos passados nestes últimos dias e que talvez, interligados, desta forma façam sentido. Também a minha atitude com os filhos deverá ser tema de análise e de conversa com o AA.
Um enorme SORRISO neste dia normal de trabalho como habitualmente cheio e preenchido; que sejamos capazes de aprender em cada dia o que nos é dado e ensinado pelo Universo e que saibamos tirar as devidas conclusões de tudo o que nos rodeia, valorizando o que de positivo temos na vida e afastando o negativismo inerente a certas (tristes)condições humanas


Sem comentários: