terça-feira, outubro 29, 2013

Dias de (quase) Neura

Haverá qualquer coisa no ar, propício a ficar (quase) com neura ou será a preparação para a sessão de análise a ter lugar ao principio da noite ?
Será que tenho algum motivo para não estar nos meus melhores dias ou são apenas dias e momentos que todos temos ? 
Até acho que deveria estar mais satisfeito e pacificado pelas pequenas ocorrências dos últimos dias que pelo seu significado me tranquilizam bastante em relação ao futuro, nomeadamente na aceitação duma realidade existente, bem como na integração cada vez mais plena a real da minha situação no seio da família alargada.
Neste dia inteiro de consultório (talvez ) haja (quase) sempre uma certa falta de vontade e uma relativa tensão  que vai variando ao longo dos dias, dos minutos e  que vai sendo influenciado pelas ocorrências, factos, acontecimentos e até emoções próprias. Há uma enorme frieza e uma quase completa falta de afinidade entre formas de estar e principalmente de ser que, não se interligam agora nem provavelmente nunca, mas que poderão coexistir se assim houver vontade.
É verdade que um minuto tem sempre sessenta segundos, mas a objectividade desse facto pode e é vivida de diversas formas consoante a nossa disposição, consciência, envolvência e todos os factores que temos à nossa volta e no Universo, pelo que os mesmos sessenta segundo podem ter a duração duma vida em determinado momento ou atravessarem a nossa vida numa aceleração enorme, sem darmos conta desse mesmo minuto.
A variação deste nosso dia a dia é grande, na medida em que depende de inúmeros factores, muitos endógenos mas também bastantes exógenos e deste equilíbrio que procuramos, assim conseguimos atar melhor, pior ou duma grande neutralidade, sem ondas ou percalços.
A certeza destas flutuações e destas tempestades seguidas de bonanças que vamos tendo, condicionam o nosso humor e a nossa forma de sentir o que nos rodeia e o que  temos e conseguimos.
A crescente consciência destes factos e destas formas de vivências são (talvez) a chave para podermos ser mais felizes, menos controversos e sobretudo tentar encontrar a paz e a calma que queremos nos diversos meios onde estamos inseridos.
Ou seja, sendo em nós que é tudo, temos que (cada vez mais) aprender a viver nestes equilíbrios e perceber que muitas das reacções, positivas ou negativas, com que somos confrontados, são fruto das nossas acções e actuações. Assim se tivermos a capacidade para adequarmos o nosso comportamento ao que gostaríamos e desejássemos que fosse o nosso dia a dia e as acções das pessoas que connosco coabitam e coexistem, certamente que tudo será bem melhor para todos e principalmente para a nossa homeastasia interna.
Será que há razões, que a razão desconhece que nos leva a este estado de (quase) neura ou será que determinadas atitudes e comportamentos deixam as suas raízes espalhadas pelo que somos e provocam este mal estar interno. Neste momento sinto-me preso numa enorme teia, sem liberdade de acção e de vontade, o que não me agrada minimamente, mesmo que, como é o caso, não tenha qualquer vontade de fazer nada fora do pensamento e do que é correcto.
Mas o facto de me sentir tão controlado e "apertado" deixa-me mesmo um sentimento de angústia, duma certa revolta e de agir antes de pensar, o que não quero de todo... são ainda reacções de registos antigos e que devem ser bastante trabalhados, pelo sua significância e importância. Dito doutra forma, sabendo que sou tão controlado tenho o instinto de fuga para a frente sem o querer e sem ter qualquer vontade, mas que são manifestações do meu lado negro e negativo. Será compreensível ???
Um enorme SORRISO neste (quase) inicio de semana, com a aproximação de mais um mês, estando quase na quadra natalícia e numa época do ano em que o Amor, a interligação às pessoas é maior e mais sentida, se bem que Natal é quando um homem quiser.

Sem comentários: