terça-feira, outubro 22, 2013

Diversos

Há diferenças evidentes nas reacções das pessoas quando também nós modificamos e alteramos o nosso comportamento e forma de estar profissional e pessoal. Ou seja,mas acções provocam forçosamente reacções e tenho pena de não ter tido essa noção mais cedo na vida.
Provavelmente ainda não estava em condições de perceber e compreender essa verdade tão simples e ela, que é ter em conta os sentimentos, a sensibilidade e as vontades alheias que, evidentemente, tem que ser tomadas em conta e valorizadas.
Tenho vindo a constatar e sobretudo a realizar que, parte dos nossos problemas, são criados e feitos por nós e pela nossa forma de agir e de estar, na medida em que a nossa prepotência, a nossa vontade e a nossa eventual cegueira perante factos e pessoas leva, evidentemente, a reacções agravantes do dia a dia.
Se conseguirmos simplificar e aceitar o que temos e sobretudo interiorizarmos a sorte da nossa realidade, talvez possamos viver melhor e sermos mais felizes no nosso dia a dia. Ainda ontem dei conta de estar sereno e pacato por ter manifestado uma opinião positiva a alguém que ficou satisfeita com essa mesma opinião. Um gesto simples mas eficaz na apaziguamento das tensões e que pouco custou fazer.
Este processo de análise permanente em que me encontro, tentando perceber mais e mais fundo o que sou e como estou, é um processo engraçado e em que vou obtendo resultados evidentes e satisfatórios. Estou ainda no principio dos princípios e noto já tantas alterações que, certamente, irei chegar a outros patamares que me darão uma maior satisfação e felicidade.
No fundo o que todos nós queremos é ser FELIZ e estarmos de bem connosco e com os que nos rodeiam, pessoas que valham a pena e que sejam parte integrante da nossa vida e não os que apenas, oportunisticamente nos procuram ou nós rodeiam.
Cada vez mais tenho a consciência de que e como diz o nosso poeta, É em nós que é tudo... pode não ser a totalidade mas se cada um de nós fizer tudo o que puder, certamente que o Universo será bem melhor, mais cordato e principalmente com mais Felicidade, menos Angústias ou desencontros.
A vida tem as suas particularidades e os seus mecanismos próprios e identificadores, cabendo a cada um de nós encontrar o seu caminho nesta conjunto em que vivemos e integrarmo-nos no Universo, ajudando não só a todos os que nos rodeiam mas também a nós próprios, neste caminho que temos que percorrer.
A verdade é que não só tenho vindo a perceber melhor algumas coisas, como também o tal vazio que por vezes ou muitas vezes, sentia tem vindo a diminuir, com alturas em que desaparece do meu sentir, o que é francamente animador e positivo. Viver com este vazio negativo é custoso e tem consequências negativas e provocadoras de acções menos correctas e mesmo destructivas da nossa vida e relações.
Há, felizmente, notícias surpreendentes e muito positivas na nossa vida e  que nós deixam extremamente felizes e satisfeitos. Parece haver um despertar de alguém que me é muito importante para a minha actual situação, com uma aceitação e uma evolução fantástica. Fez deste dia um dia melhor, mais positivo e com outra luminosidade e cor. Sei os filhos que tenho e os princípios interiores, pelo que acredito sinceramente que a evolução das coisas far-se-à duma forma gradual mas objectivamente conciliadora para ambas as partes.
Será que as minhas alterações interiores estão relacionadas com estas mudanças exteriores e que se interligam e entrechocam entre si, para uma maior harmonia e entendimento entre as pessoas. Será que a minha permanente conflitualidade interior era portadora dum constante clima negativo à minha volta e que muito do que me acontecia era, precisamente, causado pelas minhas acções e atitudes??
Claro que esta predisposição era um pólo de atracção para certo tipo de atitudes exteriores que, em círculo vicioso, iam alimentando o meu interior e iam consumindo também o meu exterior. Estou a começar a perceber muita coisa que devia estar mesmo à superfície e a precisar de sair, que me provocava o enorme mal estar sentido e a dor existente.
Evidentemente que estou a simplificar e a ser redutor em algo que é muito mais profundo, elaborado e complexo mas, por vezes, é preciso ser simples para percebermos as camadas mais profundas que temos e que condicionam imenso o nosso ser e a nossa maneira de estar e de sentir.
Hoje temos ainda mais direito ao nosso SORRISO pelas manifestações que tivemos e pela felicidade que vamos conseguindo ter nas pequenas/grandes coisas da vida... Será que estamos finalmente a mudar mesmo a caminho de algo melhor e mais consentâneo com o que realmente queremos ??

Sem comentários: