quarta-feira, outubro 02, 2013

Dias

Novo dia, a meio da semana e felizmente que estamos tranquilos e bem dispostos.... ontem foi mais um dia complicado no consultório por doença duma assistente, mas com boa vontade e entendimento consegue-se dar um jeito e assim estivemos a trabalhar.
Fui à minha sessão das terças feiras, sentindo que, neste momento, começamos já a entrar em terrenos perigosos, mais complicados e movediços, na medida em que fiquei mais irritado e com vontade de "espernear". Ou seja, estamos a ir na direcção certa e no rumo que pretendia, tendo cada vez mais a certeza de que este é a minha melhor solução para me assimilar como quero.
Quanto ao resto, tudo pacífico nas diversas frentes, se bem que muitas vezes seja bastante difícil manter uma positividade e uma mesma atitude se outros continuam rígidos nas suas posições e formas de estar, como é notório a nível profissional. 
Cada vez penso ter toda a razão ou não puder alterar atitudes ou comportamentos, mas há pessoas que se consideram infalíveis e incapazes de errar, pela sua forma de estar no mundo e pela sua actuação diária, o que faz com que seja bastante difícil dar o enquadramento devido e ter a maleabilidade necessária. Que todos devemos ter e não ficarmos agarrados a fait divers duma forma permanente ou constante.
Mas esses comportamentos também têm muito a ver com os próprios registos de cada um e dificilmente certas pessoas sairão desses mesmos registos por não o saberem fazer, por não perceberem esse contexto ou mesmo por doença mental, como também conheço.
A verdade é que me vou sentindo meio ansioso, com uma maior capacidade para me auto analisar e fazer com que o pensamento venha primeiro que a acção. Foi um dos ensinamentos de ontem... devemos ser menos impulsivos e mais cerebrais, de modo a diminuir comportamentos de risco e sofrimentos.
É certo que sempre tive este comportamento e esta espécie de fuga para a frente, que, se, em certas situações, me é benéfica, em muitas outras me é altamente prejudicial e provocadora de actuações destrutivas e negativas. Melhor dizendo e ainda mais entendido que o pensamento e a elaboração mental deve sempre preceder a acção e para tal temos que começar efectivamente e consciencializar essa nova postura e forma de estar, para que o nosso comportamento possa ser melhor e menos danoso em certas componentes.
Claro que não é um processo imediato, porque exige que se alterem formas enraizadas de estar mas é um caminho lógico para ser seguido, reflectido e efectivado. Talvez está pequena/grande alteração seja eficaz na prevenção de determinadas atitudes e sobretudo na compreensão de muitas outras. Evitando sofrimentos, dores, desilusões ou incapacidade na gestão deste quotidiano e dum melhor relacionamento com todos os que me interessam e rodeiam.
Um enorme SORRISO com a sensação de que, pouco a pouco e lentamente, conseguimos ter mais luz e cor na nossa vida e neste dia a dia, pretendendo ainda transmitir essa mesma sensação a quem Amamos e Estimamos.

Sem comentários: