sexta-feira, outubro 04, 2013

Sexta

Mais uma sexta-feira de trabalho e ainda não será o ultimo dia de trabalho, porque amanhã trabalho o dia todo.... se por um lado é bom sinal, por outro é-me cada vez mais custoso, ter semanas de seis dias completos e apenas um dia de descanso.
Mas tenho que aproveitar o que me é dado e agradecer por assim ser e continuar a ser, o que não acontece a muito boa gente.
Vou tendo uma maior consciência de mim ao longo do tempo e da análise que estou a fazer, com a certeza de que este conhecimento e este aprofundar do meu EU é-me extremamente positivos e benéfico. Sinto que estou a progredir bastante e a conhecer bastantes aspectos que, estando quase à superfície, precisavam de ver a luz do dia com a ajuda dum especialista.
Se já houve momentos em que fiquei mais "zangado" por estar a tocar em pontos altamente sensíveis, também houve outros em que fiquei muito apaziguado, como foi o caso de ontem em que o tema base foi sexo, regras, fetiches e afins... é curioso como é possível estar tão à vontade na abordagem de determinados temas, mas é uma das vantagens da pessoa escolhida. Sinto-me completamente "transparente" porque sei que, havendo pontes comuns, sou mais facilmente compreendido e entendido, sem precisar se explicar mais e melhor.
Daí esta escolha ter sido muito benéfica e já me estar a trazer alguns dividendos, porque o que verdadeiramente sinto é que, neste momento, estou a trazer à tona muito do que estava mesmo preparado para sair e ser explorado e falado, para que possa de seguida, ir mais além e começar a entrar mais profunda e intimamente.
Também ontem me pareceu haver uma certa diminuição da tristeza e da mágoa persistente, o que ajuda bastante ao "degelo" e ao restabelecimento das normais condições de vida e de estar. Ontem falou-se muito desse aspecto e ainda do grande potencial na relação existente, na medida em que ambos estamos positivamente dependentes e necessitados um do outro, mas duma forma mais equilibrada e equalitária.  Ou seja, pela evolução de ambas as partes haverá neste momento um maior equilíbrio na forma de estar e agir de ambos, com maior assertividade e certeza duma das partes, fruto igualmente duma terapia que tem dado resultados positivos, concretos e que possibilitam uma melhor interacção pessoal e social.
Por motivos diversos, a verdade é que se toda a gente tivesse possibilidade de fazer terapia ou um aprofundamento da sua interioridade, certamente que não haveria tanta conflitualidade e problemas porque se cada qual compreendesse melhor a sua forma de estar e os seus problemas e/ou doenças, assim conseguiria interagir melhor consigo mesmo e com os outros, o que certamente teria efeitos bem positivos.
Principalmente para todos os que estão no limiar da patologia e da doença, para além da carga genética e familiar, seria altamente proveitosos terem essa percepção e acompanhamento especializado, para conseguirem ser mais felizes e optimistas. E evidentemente a prioridade de todos nós deveria ser a nossa própria felicidade e de quem connosco interage, deixando-nos de falsas lamentações, de vitimizações e de assédios impróprios e constrangedores.
Se tivermos melhor connosco próprios e nós conhecermos mais, é evidente que estaremos também melhor com as outras pessoas e com o Universo onde nos inserimos, com todas as vantagens inerentes... aprendamos a não culpar sistematicamente os outros por tudo o que acontece e saibamos pensar, raciocinar e tirar as devidas conclusões das nossas próprias actuações. É fundamental dar esse passo e saber onde também erramos, dando, se necessário, o "braço a torcer"... ontem foi-me dito e faz todo o sentido, que estou numa fase em que tenho que ouvir e escutar mais e lidar melhor com outras formas de autoridade que não a minha, o que exige também um processo de aprendizagem e sobretudo ter a consciência desses factos.
Devo estar repetitivo e até enfadonho na abordagem destes temas, mas estando completamente embrenhado nestas questões e assuntos e principalmente notando que estão a dar resultados, é natural que fale mais deles e tente transmitir aos (poucos) que ainda me acompanham uma mensagem de esperança e de felicidade.
Também o meu SORRISO é hoje duma alegria (cansada) e dum entusiasmo pela vida que é bom, salutar e positivo para mim e para todos os que me rodeiam.
PS: a vida faz-se, fazendo... como diz Charlie Chaplin, na vida não temos direito a ensaios gerais, mas sim a estreias absolutas e inéditas em permanência pelo que nos compete aproveitar a vida o melhor que soubermos e pudermos...


Sem comentários: