segunda-feira, outubro 28, 2013

Segunda

Nova semana, a mesma rotina e até por vezes a repetição de factos e acontecimentos que, apesar de repetitivos, não deixam de provocar ou dor e sofrimento ou satisfações inesperadas.
Mas também a alegria da mudança de atitude e comportamentos que, talvez ( um grande talvez) possam significar uma alteração de raciocínio e de acção ou apenas um reconhecimento pelo que é feito e da forma como se deve retribuir.
Este fim de semana foi uma miscelânea de sensações e até emoções, na medida em que houve momentos muitos bons, misturados com outros menos bons e mesmo num mesmo registo que, podendo entender, não consigo assimilar a forma de o combater.
No sábado o jantar de família renovou energias, consolidou laços e deu sentido aos nossos esforços de aproximação e valorização da família, com quem me vou dando cada vez melhor e com quem me sinto muitíssimo bem. Neste jantar em concreto, adicionámos uma primos com quem não tínhamos grande relacionamento, mas com quem também quero reforçar a ligação.
Ontem foi igualmente domingo de Mãe, que passou o dia connosco; acho-a sempre lúcida e consciente, apesar de ver cada vez menos e por isso pouco ou nada poder fazer para se ocupar. Mas o importante é estar bem de cabeça e até, por vezes, me conseguir surpreender... 
Ao fim do dia, uma excelente surpresa numa mudança de atitude e de comportamento que podar ter algum seguimento, se houver bom senso e compreensão mútuas. É evidente que fiquei bem satisfeito e esperançado que possa um dia destes haver um normal e saudável relacionamento entre todos nós.
Felizmente que As pessoas têm o poder e a capacidade de se renovarem e de nós surpreenderem, bem como nós o devemos tentar; quando isso acontece, quer com filhos, família ou relações é extremamente positivo e benéfico para o nosso bem estar e calma interior. 
Nesta interligação que temos de tudo com todos e de todos com o Universo, o importante é percebermos o que podemos fazer e melhorar na nossa forma de ser e estar, bem como podemos contribuir para que os que, connosco, se relacionam e interagem se sintam melhor e fortalecidos. No seguimento desta interacção, pode-se, por exemplo, ter uma espécie de magistratura de influência, ouvindo daqui e corrigindo dali, numa aproximação de pessoas e pontos de vista, tanto mais que, muitas vezes, há determinados mal entendidos provocados precisamente pela falta de diálogo e de entendimento.
Acho que, pela posição que tenho e que sempre cultivei, poderei estar bem posicionado para desempenhar esse papel com a maioria da família, se bem que saiba perfeitamente que é difícil perceber e conseguir chegar a bom porto. Mas tenta-se sempre e temos tido a felicidade de termos conseguido pequenas vitórias que fizeram a diferença!
Se conseguirmos baixar a conflitualidade existente entre as pessoas, dirimir os pequenos mal entendidos que se vão tornando maiores com a passagem do tempo e ainda darmos o apoio possível a todos os que amamos e queremos já estaremos a fazer bastante por todos, a dar o que temos e sabemos e a melhorar francamente o nosso círculo familiar e de amizades.
Com este pensamento e esta forma de estar, deixo o meu habitual SORRISO de segunda-feira, com a força necessária para enfrentar mais uma semana.

Sem comentários: