terça-feira, fevereiro 01, 2011

Sentidos da Vida

Vivemos mesmo num sistema de vasos comunicantes pois a verdade é que tudo se entrecruza e interliga, como ontem uma vez mais constatei.Andava aborrecido com a assistente do gabinete 2 pela falta de empenho e ainda pelas constantes perguntas de horas, contratos e outras, sem o devido acompanhamento do gabinete, pelo que ontem disse às outras meninas para lhe chamar a atenção e quando eu cheguei ao consultório, fiz o mesmo. Parece que era o aniversário dela e de acordo com o seu registo, despiu a farda e despediu-se... tão simples como isto, poupando-me uma semana de ordenado mais umas alcavalas. Ao fim do dia, apareceu-me uma ex-assistente que tinha ido para os Açores e uma vez retornada, procurou-me para saber se teria um lugar para ela.
Não podia ser melhor nem mais oportuno, tendo para além disso aceite o part time e sem maiores complicações. Com a grande e enorme vantagem de saber de recepção e de gabinete, pelo que pode fazer as duas coisas e a da recepção ir, desta vez, aprender mais e melhor a trabalhar no gabinete.
São mesmo sistemas interligados que vão dando sentido à vida e que nos confirmam a certeza de vivermos o nosso dia a dia da melhor forma e sem termos que nos preocupar em excesso com o futuro, mas apenas e moderadamente fazer o melhor no presente para poder colher no futuro. Ou seja, manter a nossa filosofia de vida actual é o melhor que podemos fazer, tanto mais que as previsões nestes tempos são muito pouco fidedignas e na verdade devemos preocupar-nos com o dia a dia e deixar que o futuro vá acontecendo. Desde que interiorizei este conceito, que vivo muito mais tranquilo e calmo porque tenho a certeza de que tudo se encaixa nos seus lugares, nos tempos certos e nas alturas devidas. É mesmo verdade.
Principio de mais um mês e pouca, mesmo muito pouca, vontade de ir para o consultório e para mais um dia, mas tem que ser e o que tem que ser tem muita força. Sendo assim, vamos à "luta", com a sensação de que este mês arranca fraco, talvez porque as pessoas vão mesmo realizando cada vez mais da gravidade da situação financeira e económica do País que não deixa de continuar péssimo e sem qualquer novidade no horizonte. Os desmandos continuam e não há qualquer iniciativa séria e capaz para reduzir eficazmente o peso do estado, com o encerramento e fusão dos múltiplos e escandalosos institutos e fundações existentes. Sem medidas sérias, de fundo e drásticas nunca mais conseguiremos sair deste enorme buraco em que estamos e continuamos à deriva neste País falho de oportunidades, mas cheio de oportunistas.
Os meus filhos seguem na sua vida, o mais velho em Barcelona empenhado em construir uma carreira digna e que lhe dê uma real e efectiva oportunidade de viver a vida como ele a deseja e o mais novo, de férias em Andorra, na neve e no que adora que é precisamente esquiar. Que possam mesmo realizar sempre os seus sonhos e torná-los uma realidade constante, vivida e sentida.
Um enorme SORRISO meio preguiçoso, mas cheio de vontade de prosseguir e de descobrir novos caminhos neste presente difícil e preocupante, mas com possibilidades de ser vivido o melhor possível e com a certeza de que o presente é aquilo que tem que ser vivido e sentido para que o futuro possa ser o que nós queremos e desejamos.
PS: os meus projectos de vida futura talvez consigam chegar a bom porto se conseguirmos negociar devidamente tudo aquilo que pretendemos.
PSS: fomos ao Egipto mesmo na altura certa, porque agora e talvez nos próximos tempos seja bastante complicado visitar esse País fabuloso. Felizmente que já o visitamos e talvez um dia queiramos voltar ao mar vermelho e talvez ao Cairo. Mas com a revolução e o seu desenrolar, talvez a oportunidade apenas surja daqui a muitos e bons anos.


Sem comentários: