sexta-feira, fevereiro 18, 2011

6ª feira

Chegámos a mais uma 6ª feira, principio dum fim de semana repousante e tranquilo em Sesimbra. Ontem foi um dia preenchido no consultório e hoje também o promete ser.
Ontem foi dia dos habituais comentários políticos e a conclusão a que chego é que estamos mesmo em fim de regime e que é necessário uma grande transformação de mentalidades, políticas e ética cívica, porque já não é apenas uma questão de governos, partidos ou pessoas mas antes uma ausência total de princípios e de estadistas, com vontade sincera e real de comandar os destinos deste ( pequenino e pobre) País. Ainda agora no carro estava a ouvir uma notícia de que vai ser hoje chumbada na AR, pelo PS e pelo PSD,uma lei que estabeleceria valores máximos para os ordenados de gestores. Ou seja, qual seja o partido do poder está tudo ao mesmo uma vez que nesta hora grave da nação portuguesa, não há qualquer moralidade. Uma coisa é na privada ter-se os ordenados possíveis e outro é na função pública e similares haver ordenados escandalosos.
Por esta e por outras, começo também a desconfiar se o PSD faria muito diferente na gestão pública uma vez que pactua com estes exemplos e nada diz ou faz para mudar efectivamente as coisas. Quando e se for governo, vai alterar aquilo com que concordou hoje ou não seria melhor desde já estabelecer princípios e valores éticos ?.
A verdade é que têm que aparecer novas pessoas com novos valores e princípios, talvez como está actualmente a acontecer nos países árabes, em que a consciência colectiva e principalmente dos mais jovens, está a levar a uma enorme mudança das estruturas políticas e dos governos dos respectivos países. E aparentemente sem conotações extremistas ou parecidas.
Talvez seja preciso uma revolução de mentalidades e uma explosão social na Europa ou nos países como o nosso, para haver uma mudança radical de princípios, de politicas e de acção. Hoje, por exemplo, anda o governo por Trás-os-montes a passear-se e já em campanha eleitoral, o que é completamente inadmissível e contrário ao que é necessário nos dias que correm. Também ouvi hoje o dirigente dos Açores do PS e presidente do governos regional a propor outro - mais um - imposto especial para manter a saúde e o ensino. Se calhar para ele continuar a distribuir benesses pela clientela política da sua terra porque evidentemente já não se consegue suportar qualquer aumento da carga fiscal.
Ou seja, sendo preciso coragem, energia e força existe tacticismo, politiquice e medo de enfrentar a realidade, com os resultados que se conhece e que todos nós estamos a pagar e que iremos pagar por muito e bons tempos. Não existem na Europa e ainda menos em Portugal, estadistas e políticos com coragem e força para romper com o status quo e enfrentar de frente o que temos e simplesmente indicar o caminho que é necessário percorrer para daqui a uns tempos estarmos bem e podermos dar aos nossos filhos um FUTURO. Preferia passar pior uns anos, fazer grandes sacrifícios e ter a certeza de que seria para bem de todos do que estar a fazer esses mesmos sacrifícios e saber que daqui a uns anos iremos estar na mesma ou pior. É triste quando a consciência colectiva assim pensa e age em conformidade com esse aparente pessimismo em que todos estamos mergulhados.
Felizmente que é 6ª feira e que daqui a umas horas, entraremos em fim de semana sesimbrense e de grande tranquilidade, com um enorme SORRISO cheio de ENERGIA e de FORÇA positiva para conseguirmos, pelo menos a nível pessoal, realizarmos o mais possível os nossos SONHOS.


Sem comentários: