quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Apontamentos

Outro dia de greve e consequentemente dia de fechar o consultório na medida em que não só tivemos múltiplas desmarcações como também é impossível garantir que as assistentes consigam chegar atempadamente à clínica, pelo que optamos por não darmos consultas. A situação já não é nada famosa e com estes contratempos então ainda pior e mais grave, mas que podemos fazer contra esta imbecibilidade colectiva
Mas falemos de coisas positivas, como por exemplo, na amabilidade e simpatia das pessoas quando também nós temos atitudes simpáticas e positivas. É apenas o facto de darem bons dias, de nos abrirem as portas e de terem um SORRISO para connosco. Só isso é o suficiente para que o dia corra melhor e que fiquemos mais bem dispostos.
Também hoje iniciámos os nossos tratamentos de fisioterapia por causa da ruptura muscular que temos e apesar de me ter doido melhor, sinto-me já bastante melhor e mais recomposto. Hoje acordei perto das 5 da manhã com um enorme temporal, chuva e trovoada que me assustaram imenso uma vez que associei também à um episódio semelhante que me aconteceu há muitos e bons anos em que acordei sobressaltado e coincidentemente com a hora de falecimento duma pessoa com quem tinha estado nesse mesmo dia. Não gosto muito destes acordares sobressaltados, mas na verdade o temporal era imenso e as persianas do quarto fazem bastante barulho com a chuva e com o vento.
Apesar de não trabalhar hoje à tarde e ser menos um dia de rendimento, sinto-me positivo e calmo, gostando de estar assim e de ter a certeza de que tudo faz parte do normal desenrolar do quotidiano e da nossa vida.
Apesar de hoje estar a ver (quase) tudo positivo, a verdade é que a crise está mesmo presente no nosso quotidiano porque nunca tive tantas desmarcações nem alterações de agenda, apesar de Fevereiro ser sempre um mês fraco porque as pessoas ainda estão a pagar contas de Natal e este ano, agravado com a circunstancias de ser o primeiro mês da austeridade séria e real, porque já houve descida de ordenados, aumento de IVA e agravamentos vários, pelo que efectivamente todos estão a viver pior e com mais restrições. Vamos a ver com o andar da carruagem como é que isto se processa e como vai decorrer o resto do ano. es'pero também que rapidamente haja um desenlace positivo e final acerca dos novos projectos em curso. estou a contar com isso !
No outro dia referi um amigo que tinha ficado supostamente sem subsidio de desemprego por ter entregue uns papeis aparentemente fora do tempo, mas no desenrolar da situação e quando foi apresentar um requerimento para solucionar essa questão, foi atendido por outro funcionário que com um simples telefonema lhe resolveu o problema, porque tinha sido um erro da funcionária que o tinha atendido. Mais uma vez, estamos sujeitos à incompetência desta gente que, displiscentemente, consegue perturbar a nossa vida. Felizmente que ele até tem outras possibilidades mas se não pudesse como é que iria viver e sobreviver. Questões de eficácia e de eficiência dos serviços públicos que têm que ser resolvidos rapidamente para que o Estado funcione melhor e proporcione aos cidadões uma outra qualidade de vida. De facto o Estado devia estar ao nosso serviço e não o contrário em que parece que ele tudo faz para perturbar e estragar qualquer projecto que tenhamos. Tenho o caso dum outro amigo que quis abrir uma creche e que ao fim de 5 anos desistiu porque a Câmara impossibilitou praticamente a realização desse projecto por ninharias e razões perfeitamente ilógicas. Tanto mais que se sabe da falta destes estabelecimentos. Também outro amigo está perante uma avalanche de burocracia para abrir um espaço comercial e com uma lentidão imensa nessa mesma legalização
Já lhe disse que mais valia fazer as obras, abrir e depois pagar a multa respectiva, porque assim funciona bem melhor e com menos dissabores. Quando se pretende cumprir a lei escrupulosamente e fazer tudo como deve ser, apanhamos pela frente com uma imensa burocracia e apenas com boas cunhas ou muita sorte conseguimos ter a aprovação das coisas. Também porque estamos sempre dependentes da boa vontade e empenho do funcionário que, muitas vezes, é mais parte do problema do que da solução. Tal como o actual primeiro ministro deste País que se tornou um enorme problema em vez de ter soluções.
Já tenho o julgamento marcado para o fim de Março e lá vamos nós perder tempo e dinheiro nesta "palhaçada" apenas e tão só porque a outra parte se sente muito ofendida com o que escrevi e vai fazer perder tempo e dinheiro a toda a gente, apesar de já ter tentado mais duma vez chegar a um acordo extra judicial que devia ser apoiado e evitar a chegada a julgamento. Também é altura de deixar de ser arguido nesta questão tão inútil e parva. Infelizmente é a justiça que temos e nada podemos fazer para impedir estas burocracias e estas andanças em que se podem meter processos desta forma sem haver uma maneira de os resolver mais simples e rapidamente como deveria acontecer em qualquer País mais avançado e civilizado. Mas é mais um exemplo do nosso atraso e do nosso estar neste quotidiano.
E ainda bem que estou com um SORRISO positivo e bem disposto neste dia de greves e de (não) trabalho porque com o que escrevi e comentei até se poderia dar o caso de ficar mal disposto, mas vale a pena ficar negativo por tudo isto que nos rodeia ou mais vale mantermos o nosso SORRISO e a nossa ENERGIA positiva e enérgica para podermos seguir em frente ? A resposta é simples, porque sejamos positivos e sigamos em frente nesta nossa vida envolta nas enormes e fortes forças cósmicas em que nos encontramos. SORRISO POSITIVO

Sem comentários: