quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Mal Estar

Tenho vindo a sentir  um mal estar indefinido desde há uns dias, que  não sei mesmo concretizar mas que é essencialmente um estado semi febril, com uma "moleza" generalizada e uma sonolência reactiva durante o dia. Não me sinto bem e tenho alguma dificuldade em cumprir as minhas obrigações, o que tem vindo a acontecer cada vez com maior frequência.
Também curiosamente os princípios dos meses é sempre mais custoso, com dificuldades nas marcações e nas consultas que depois se vão compondo ao longo das semanas. De qualquer modo, há menos consultas, mas felizmente continuo a ter muitas primeiras consultas. A verdade é que também em Dezembro/Janeiro é norma acabar uma série de trabalhos e de doentes, que se vão compondo nos meses seguintes. As pessoas começas a sentir na ira, a austeridade e a crise e forçosamente que isso se ressente nas suas atitudes e apetências de consumo. Mais uma vez, andemos pelo presente da melhor forma, prevenindo-nos para o futuro mas sem qualquer angústia ou pessimismo exagerado ou doentio.
Ontem estivemos a ver um filme engraçado acerca das acções obscuras dos bancos e do grande capital para terem lucros gigantescos, mesmo contra qualquer ética ou respeito pelo Ser Humano. Sacrificam-se pessoas e princípios em nome do dinheiro e fazem-se negócios escuros e incríveis apenas e tão só em nome do lucro. E mesmo mudando as pessoas e os regimes, (quase) tudo continua na mesma porque é parte intrínseca das pessoas. Infelizmente sempre assim foi e continuará a ser porque é uma utopia pensar-se que, qualquer que seja o regime, o essencial dos negócios e dos homens mudará ou alterar-se-à na medida em que a essência humana está demasiadamente canalizada para esses objectivos e falta de princípios.
E quanto mais alto se está na sociedade, mais fácil é cair em esquemas de facilitismo, de favorecimento e até de corrupção porque é assim que, infelizmente, o mundo se move desde o emergir da humanidade
Ainda agora estive a ver uma doente no SAMS que veio pedir a opinião acerca do plano de tratamento que lhe tinham dado e que era simplesmente a extracção de dois dentes, que apenas necessitam de ser devidamente desvitalizados e tratados, para os substituírem por implantes... !!!! Atingiu-se o nível zero na minha profissão, quase que uma prostituição dos médicos que se vendem por dinheiro em vez de manterem os seus princípios. Fiquei chocado e não deixei de o manifestar à doente, porque acho simplesmente incrível atitudes destas que são já frequentes na minha área. E discutimos nós, alguns médicos dentistas a possibilidade de criarmos uma associação eficaz contra ´muita coisa que está mal e ao unirmo-nos, ganharmos força, bem como tentar-se fazer um boicote generalizado às companhias de seguros que praticam preços impossíveis para trabalho de qualidade. Para isso era preciso haver unidade, coragem e força e não acredito que isso seja possível porque quando as contas começam a aparecer e o dinheiro a escassear nesta fase de crise, muitos e muitos colegas não conseguem resistir, para além de que muitas clínicas - e grandes - estão já na mão de gestores profissionais que não querem saber de ética médica mas apenas de lucro, pagando já 18% aos médicos que trabalham nas suas clínicas. É esta a realidade da nossa profissão e aquilo que diariamente temos que enfrentar, com consultórios a praticarem preços contra os quais é impossível concorrer e ou apostamos cada vez mais na qualidade - e esperamos que os nossos doentes percebam a diferença - ou vamos minguando a nossa realidade ou ainda acabamos por pactuar com o que nos oferecem.
Tenho esse dilema com uma das companhias de seguros com quem trabalho há muito que resolveu fazer um alteração enorme das tabelas com preços ridículos, mas a opção é desistir e imediatamente outro consultório da área aceita e leva-me uma grande talhada de doentes e de colaterais ou aceito e tento diminuir o impacto, que é o que estou a fazer, com diminuição de pacientes por dia desse mesmo acordo. É a defesa possível perante a agressividade das seguradoras que se aproveitam da nossa desunião para imporem os seus preços e condições
E quando associado a estes aspectos, vejo o mercantilismo intenso de muitos colegas, com panos de tratamento e propostas incríveis ainda mais preocupado fico, tanto mais por saber que ainda tenho pelo menos mais 6 anos de vida activa pela frente que, penso, irão ser cada vez piores em todos os aspectos, a menos que consiga efectivamente levar a bom termo os novos projectos que surgiram . Mas também já estou menos optimista em relação ao desfecho desta hipotética nova realidade.
Como disse, sinto-me meio febril e com dores no corpo, parecendo estar num síndrome gripal o que é estranho, pois já lá vai um mês que tive gripe ( A ?? ) e que estive mesmo doente, pelo que agora vou fazer umas análises e uns exames para r se terei mais alguma coisa. Tenho que ir também fazer fisioterapia ao meu braço, por causa da limitação de movimentos que tenho causado pelo problema num tendão muscular. Sinais da velhice crescente e do correr dos anos !
De qualquer forma, aqui fica o meu SORRISO diário, com a vontade de ter mais ENERGIA e FORÇA nestes dias pacíficos e tranquilos que vamos tendo pela frente, com a certeza evidente que, conta ventos e marés, a VIDA merece e tem que ser vivida o melhor que pudermos e soubermos.

Sem comentários: