segunda-feira, dezembro 20, 2010

Natal

Mais uma vez no SAMS com pouco ou nada para fazer, pois parece que toda a gente está de férias ou a pensar apenas no Natal. A verdade é que há pouca gente visível, porque já ontem no shopping notei isso, assim como hoje ao vir para Lisboa e agora aqui em que há pouquíssimos doentes em todos os médicos que aqui estão. Está a ser um mês muito atípico, uma vez que nos anos anteriores tínhamos a agenda a transbordar e imensa gente a querer consulta, próteses e tratamentos, bem como esgotar os plafonds dos seguros. Este ano nada acontece e estamos numa pacificação enorme, embora felizmente já tenhamos estabilizado minimamente o consultório e o rácio despesas/receitas.
Ontem estivemos no lanche de natal dos Amigos, que correu bem sem ter sido esfuziante ou fantástico porque também aqui sinto a falta do espírito natalício das pessoas, que parece limitar-se a cumprir o calendário das festas e pouco mais. Parece que o País entrou numa depressão generalizada e na expectativa do que mais nos poderá acontecer, como se ninguém já acreditasse no futuro ou tivesse grandes expectativas.
Parece que está tudo parado e estacionado, porque não só há pouca gente como também e ao contrário do que tinha vindo a acontecer nos últimos tempos, não tenho qualquer resposta a anúncios que vou pondo, como se as pessoas quisessem deixar passar esta quadra para depois resolverem. Apenas me interrogo como é que as pessoas vivem e fazem para viver mas isso é um mistério que permanece desconhecido para mim.
MAs adiante e concentremo-nos no nosso dia a dia e no que temos ainda de fazer antes de entrarmos de férias. Assim cá estamos no SAMS, com muito pouco trabalho e de seguida vamos até ao consultório para estarmos calmamente a trabalhar e a ver os últimos doentes/pacientes do ano. Está a ser um dia calmo e assim será como é previsível, esperando que o resto da semana seja melhor e mais eficaz de rendimentos para poder fechar o mês e o ano o melhor possível. Assim seja, mas também sem grandes preocupações porque o que interessa é mesmo viver um dia de cada vez.
Esperemos que o tempo melhore até irmos de férias e que os aeroportos estejam abertos e em condições para a semana porque nestes últimos dias, muitos aeroportos por essa Europa fora, têm estado fechados e com milhares de passageiros presos em terra. Esperemos que possamos viajar em paz e sossego até ao nosso destino e regressarmos igualmente em condições. Preciso de mudar de ambiente, de rotinas, de contactar novas gentes e novos espaços e sobretudo abstrair-me de tudo o que me tem envolvido nestes últimos tempos para tranquilamente absorver o que de novo me rodeia e conseguir ter novas ideias e novo alento para o ano que vai começar dentro de dias.
É segunda feira, dia de que não gosto e que como habitualmente passa devagar e sem grande alento, mas esperemos que o SORRISO fique cada vez mais forte, enérgico e capaz de vencer todos os obstáculos que possamos encontrar ao longo deste dia chuvoso e cinzento.



1 comentário:

eduarda disse...

Olá Dr.
Que saibamos receber o Sorriso,que nos oferece diariamente,presumo ser a melhor retribuição, que nós leitores deste blog lhe podemos dedicar.
Quero também desejar-lhe um Santo Natal, e que o Menino Jesus, o continue a acompanhar nessa Força que possui,para construir um mundo melhor.
Um abraço.