quarta-feira, dezembro 08, 2010

Licenciatura

O Pedro terminou oficialmente a licenciatura e como é natural estava esfuziante de alegria, bem como nós todos ficámos  com essa notícia.
Sou Pai dum jovem licenciado e na verdade foram três anos intensos, de um enorme crescimento e amadurecimento do Pedro ( e também de mim ), com a certeza de que de ora em diante poderá iniciar a sua caminhada na busca da realização dos seus sonhos.
Há três anos inicia-se esta "aventura" do Pedro e devo dizer que inicialmente foi bastante difícil, uma vez que ele era, na altura, uma pessoa bastante inconstante e com pouca experiência de vida, pelo que estava com bastante receio desta vida fora do nosso controle.
Tudo começou a correr muito bem, com uma maturidade e uma aceitação enorme e sobretudo com uma grande vontade e empenho. Passou-se o primeiro trimestre e o Pedro foi estagiar para o Rio de Janeiro e aí foi outra grande prova de crescimento do meu filho. Fiquei quase em pânico quando ele me disse que ia para o Rio, mas tendo lá família fiquei mais tranquilo, apesar de na prática não ter tido quase nenhum apoio dessa mesma família. A verdade é que, perante as minhas preocupações e constantes chamadas, o Pedro me disse algo que nunca mais esqueci. Apenas me disse que era ele que lá estava e que eu tinha que ter confiança nele e nas suas capacidades. Quando ele me disse isso, consciencializei que assim era e que com a enorme distancia entre nós, ele teria que se "safar" sozinho e como devia ser. E assim foi nos seis meses em que lá esteve, porque cresceu, amadureceu e tornou-se o jovem adulto que é hoje. Quando o fui visitar, achei uma enorme diferença na sua maneira de estar e de ser, que se concretizou cada vez mais nos tempos seguintes.
Voltou para Espanha, Marbella  e em Espanha, Barcelona também ficou no seu estágio seguinte. Cada vez mais adulto e maduro, era com um enorme orgulho que o via crescer e progredir na vida e nos seus objectivos. Depois um pequeno interregno compreensível, motivado pela sua necessidade de aceitação duma realidade existente,  estive também com ele em Barcelona e foi, uma vez mais, uma surpresa ver e constatar a enorme diferença do Pedro que em pouco tempo se tornou num autêntico jovem adulto a tomar conta da sua vida.
E agora terminou esta fase da vida, não sabendo eu ainda o que tenciona fazer. Se ir de novo para Barcelona e para o hotel que já o aceitou, se procurar uma colocação melhor e mais de acordo com as suas capacidade ou ainda ir fazer um BBA ou algo assim. Ele resolverá e eu dentro das minhas possibilidades, com certeza que o vou apoiar como sempre o tenho feito, se bem que actualmente se tenha que pensar melhor nas condições financeiras, dado o actual estado do País.
Estou, estamos todos felizes e muito, mas mesmo muito contentes porque terminou uma etapa, muito importante da vida dum dos meus filhos. Olhando para os seus 23 anos, e o muito que ele me fez passar de bom e também de mau ( e muito mau) o resultado até agora é excedentariamente positivo e se mais não fosse, o ter dado origem a estes dois seres maravilhosos e únicos, é a razão de ser da minha vida e do meu estar neste mundo.
Como dizia alguém, para se ser Homem tem que se plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Penso ter realizado estas tarefas, porque já plantei plantas e palmeiras, escrevo todos os dias os meus comentários que tenciono um dia destes, compilar e quem sabe, publicar e teve a felicidade de ter, não um, mas dois seres fantásticos que me dão muitas e muitas alegrias e com quem tenho um excelente relacionamento e um entendimento fantástico. Estou FELIZ.
Agora preparamo-nos para irmos ao almoço das bodas de prata da T/C, casamento em Julho de 1985, mas só agora comemorado condignamente e com toda a família e amigos. Amanhã novo programa e nova etapa a caminho de Marbella para a festa de licenciatura da criança e meu querido filho.
Ontem foi um dia muito bom de consultório e felizmente que assim foi para poder cumprir adequadamente este mês e principalmente para me dar a PAZ de espírito que preciso sem estar constantemente preocupado, se bem que uma vez mais esteja sem assistente para o gabinete 2, porque a que estava demitiu-se por razões óbvias e a que arranjámos provisoriamente arranjou uma colocação bem mais perto de casa. Até 2ª feira, tenho que tratar desse assunto que para já fica nas mãos das outras assistentes. E também já me deixei de preocupar com  isso, pois surgirá sempre uma solução adequada. nem que fique apenas com as duas que tenho neste momento.
A conclusão final é que tenho todas as razões para estar FELIZ e com um enorme e luminoso SORRISO porque neste momento sinto que cumpri uma parte muito importante da minha vida e que foi favorecido pela vida e pelo UNIVERSO. Com FÉ e FORÇA conseguiremos sempre cumprir os nossos objectivos, nesta troca permanente de dar e receber. SORRISO para todos.


 


1 comentário:

Mamã Su disse...

Muitos Parabens querido Amigo. Deves sentir-te muito orgulhoso dos teus filhotes e agora, principalmente pelo Pedro. Também eles deverão ter muito orgulho em ti por tudo o que lhes tens proporcionado. Um grande beijinho