segunda-feira, dezembro 06, 2010

2ª feira

Em primeiro lugar, os parabéns à minha grande e querida amiga SC, pelo seu aniversário. Um grande beijinho.
Mais uma 2ª feira, com uma crescente dificuldade em levantar-me e iniciar o dia pois a minha primeira vontade é mesmo ficar a dormitar em casa, mas a verdade é que não pode mesmo ser, pelo que estou no SAMS à espera dos doentes para trabalhar. É apenas uma das uma das últimas 2ªs feiras do ano que está mesmo a terminar, com uma sensação estranha duma certa irrealidade que nos rodeia por estarmos, aparentemente, em fim de ciclo e sem grandes expectativas em relação ao nosso futuro colectivo.
Mais uma vez, neste fim de semana deu para perceber a nossa fragilidade, uma vez que bastou uma paralisação do espaço aéreo espanhol para que ficássemos praticamente isolados da Europa e do Mundo, com todos os inconvenientes inerentes a esse facto, tanto mais que esta é mais ou menos uma semana de grande mobilidade pelos feriados existentes. Os aeroportos ficaram fechados e as pessoas tiverem que procurar alternativas e outros meios de chegarem aos seus destinos ou então cancelarem as suas férias.
O meu filho Pedro teve que ir de comboio até Barcelona para poder seguir caminho para a neve pois senão perderia os dias de neve e respectivo pagamento e o meu colega JF teve que fazer a viagem de carro para ter a certeza de que estaria cá hoje e amanhã para as consultas que tem, bem como aproveitar os dias de descanso que tinha por causa dos feriados em Espanha. É espantoso como uma pequena (grande) manifestação duns quantos consegue fazer todos estes estragos, relembrando a questão do vulcão, do qual, curiosamente nunca mais se ouviu falar. Ainda em actividade ou extinto eis a questão... !
Esta semana vai ser curta e agitada, pois nesta 4ª feira teremos o almoço comemorativo dos 25 anos da Tai e do Carlos e na 5ª feira, sigo para Marbella, a meio da tarde para assistir à festa de licenciatura do meu filho mais velho, que termina o curso. Já passaram mesmo 3 anos, de acontecimentos vários e algumas peripécias mas do que fica destes 3 anos, é principalmente o amadurecimento e crescimento do Pedro, que se tornou um jovem adulto, consciente das dificuldades da vida e realista no seu quotidiano, o que é uma extraordinária mudança. Efectivamente há um enorme salto qualitativo e uma grande diferença no seu posicionamento e só espero ( e desejo ) que de ora em diante consiga dar realidade ao seus sonhos e continuar a crescer realizado e integrado na sua vida. Ainda não sei o que ele tenciona mesmo fazer, porque ainda não conversámos a sério acerca disso mas espero no final desta semana já ter respostas a esta questão, uma vez que ele virá também para Lisboa no sábado, quando também nós viermos de regresso.
Na semana seguinte temos festas de aniversário e de Natal, bem como o começo das "saudações" natalícias e a distribuição de alguns presentes, uma vez que o Natal já está quase à porta, se bem que não me pareça haver muito espírito natalício ou grandes festejos porque andamos todos - ou será só mesmo minha impressão - meio anestesiados ou deprimidos com toda a situação envolvente e complicada que se vive 'praticamente por todo este velho continente. Será que alguma vez mais iremos viver alegre e desafogadamente, com uma enorme vontade de fazermos e estarmos neste País, tão afundado em si mesmo, sem qualquer perspectiva de uma grande mudança e principalmente sem esperança no futuro que é, quanto a mim , um dos aspectos mais tristes da nossa actualidade. Vivemos o dia a dia sem sabermos o amanhã, praticamente sem optimismo e sem conseguirmos visualizar um futuro risonho e capaz de realizar os nossos sonhos e esperanças
Li agora algo que penso ser de Fernando Pessoa e que traduz um pouco algo que sinto. " Tudo quanto penso/tudo quanto sou/é grande e imenso/é tudo o que sou/ao dar eu recebo/e fico maior/do que sou quando me nego". Ou seja e dito por outras palavras de grande beleza e com o timbre do grande poeta, temos que DAR para podermos RECEBE porque senão a verdade é que ficamos diminuídos nas nossa identidade quando não somos capazes de nos transmitirmos ao nosso semelhante com AMOR e AMIZADE. Sem essa dádiva e essa oferta, certamente que o Universo e o nosso quotidiano ficam bem mais pobres e incapazes de realizar o que é necessário. Tenho receio de nestes dias a minha capacidade de DAR estar muito diminuída e deprimida com a inevitável consequência de não receber troca tudo aquilo que também preciso, neste imenso sistema de vasos comunicantes em que nos encontramos e vivemos.
Ontem quando vinha do Algarve, constatei uma vez mais a enorme diferença que faz a tecnologia em poucos anos, porque mesmo no carro e em viagem e tendo apenas um telemóvel e um gps, consegue-se descobrir itinerários, restaurantes e percursos para os nossos passeios, para além da enorme diferença que fazem as auto estradas, permitindo uma rapidez de deslocação inimaginável há apenas uns simples 40 anos. Quando era criança, ir passar, por exemplo, a Páscoa à quinta dos meus tios perto da Guarda, era programa para um dia de carro por estradas e caminhos terríveis, enquanto que actualmente conseguimos ir e vir no mesmo dia praticamente a qualquer zona do País. Mudanças brutais infelizmente nem sempre acompanhadas de uma mudança positiva das condições de vida e da qualidade da mesma, o que é pena, por se ter perdido a oportunidade de modificar o País nesse sentido porque se investiu demais em obras de betão e de menos no tecido empresarial e de sustentabilidade duma economia e dum País que se quer em crescimento e próspero.
Mas fiquemos com o nosso SORRISO, de 2ª feira, ou seja, um sorriso que se quer crescente e com mais força e energia ao longo da semana e dos próximos dias, porque temos que acreditar nas muitas forças cósmicas que nos envolvem e ajudam no nosso dia a dia. SORRISO natalício...





1 comentário:

Mamã Su disse...

Para agradecer, uma vez mais, as felicitações e para dizer que claro que fazes parte "dos poucos mas MUITO boons Amigos". Um grande beijinho