sábado, novembro 20, 2010

Sábado

Novamente sábado, dia sem programa e sem nada definido a não ser, e desta vez é mesmo, irmos jantar ao Estado Líquido para estarmos com o ML e ainda com o Jeff que voltou de Inglaterra uma vez mais.
Também estamos no ir de voltas e mais umas compras de Natal, para ver se rapidamente arrumamos este assunto e ficamos tranquilamente a ver chegar a altura. Acho que este ano iremos ter um Natal mais sombrio e triste pelas circunstâncias em que nos encontramos, mas desde que haja AMOR, AMIZADE e solidariedade será Natal sempre que um homem quiser.
Ontem, foi um dia fraquíssimo de consultório por se ter aliado o facto de ser 6ª feira e dia de cimeira, com todas as limitações e medos de alterações da ordem pública. Foi afinal um dia super calmo e sem problemas e quanto às consultas foram poucas mas boas para a minha auto estima, porque é sempre bom rever doentes que, estando no estrangeiro, fazem questão de vir sempre às minhas consultas e agendam essas vindas também em função dessas mesmas consultas e outros que, não aparecendo há alguns anos, voltam para serem vistos sem terem ido a mais lado algum porque eu sou e serei sempre o dentista. Também no outro dia, me disseram que as minhas mãos são incomparáveis, porque alio a técnica a uma gentileza e suavidade de manobra que por acaso penso que sim. Sou visto pelo colega que trabalha lá no consultório que sendo um técnico excelente e magnífico, não tem muita agilidade de mãos nem um cuidado especial com as pessoas. Pensava que seria só comigo mas pelos vistos é com toda a gente. A Medicina não é só uma ciência, mas também uma arte e uma forma de comunicar com as pessoas. E isso adquire-se principalmente com a formação em Medicina e não se consegue apenas com a licenciatura em  dentária. É o que eu penso. Também a minha capacidade de memorizar conversas e interesses das pessoas é importante e nunca mais esqueço um doente que não me consultava há mais de 5 anos e eu consegui retomar a conversa no mesmo ponto em que tínhamos ficado nessa altura, o que surpreendeu - e "conquistou" - esse mesmo paciente.
É importante a valorização pessoal da pessoa que temos á nossa frente e mesmo sabendo que, tecnicamente, há médicos melhores do que eu, também sei que a maioria não tem a capacidade humana e a sensibilidade que eu tenho. E que faz a diferença !
Tenho muitas saudades da minha Fernandinha - e se ela ainda me lê, espero que saiba que é bem verdade - pela sua maneira de estar no consultório, pelo apoio que me dava, pela compreensão dos doentes e ainda por saber também "falar" com as pessoas e funcionar perfeitamente como impeditivo de me alcançarem. Para além do mais importante que é a AMIZADE que fomos cimentando e que hoje é uma realidade inquestionável. Gosto muito desta minha MÃE adoptiva e devo-lhe muito do que sou a começar pelo espaço que hoje é o meu consultório porque se não fosse ela nunca o teria comprado.
Já fomos até ao Corte Inglês e um dos principais presentes já comprados e os outros vistos e retidos para serem comprados daqui a uns dias. Faço a repartição das compras para não ser tudo no mesmo mês e sendo assim acabou de as fazer no primeiro fim  de semana de Dezembro.
Passámos pelo Allegro que hoje estava composto e com bastante gente, restando saber se nas compras efectivas ou na virtualidade, porque faz toda a diferença. Não encontrei aqui nada que gostasse ou que me fosse útil nesta altura, pelo que viemos para casa, fazer uma sestita, meditar na vida e prepararmo-nos para jantar no Estado Líquido.
Aqui fica o SORRISO possível nesta encruzilhada da vida, de interrogações e dum conflito permanente que me deixa cansado, sem forças e principalmente sem alegria.


Sem comentários: