terça-feira, novembro 23, 2010

Diversos

"A profissão do dentista é a mais completa, porque o dentista faz pontes como os engenheiros, coroas como os floristas, extrai raízes como os matemáticos, perfura como os mineiros, faz esperar como as noivas, faz sofrer como os gerentes de bancos, esculpe como os artistas, e faz você sorrir igual a uma criança...." ( PM, facebook )
Li ontem esta definição de dentista dum colega, no facebook e achei muita piada, porque efectivamente somos bem completos e lidamos com as emoções das pessoas, os seus medos, as suas expectativas e ansiedades. Para além de termos de,  tecnicamente bons, devemos ser psicólogos e humanos, porque a medicina dentária é muito mais do que ciência ou técnica. A diferença entre todos os dentistas está precisamente nessa arte de fazer e lidar com as pessoas.
Apenas não concordo com o tempo de espera na medida em que se exijo aos meus doentes que cheguem a horas, também não os posso fazer esperar e raramente isso acontece porque tenho a agenda e os tratamentos devidamente programados para que tal não aconteça. Só se houver algo de muito extraordinário é que eventualmente poderá acontecer.
E a propósito de SORRISO, a verdade é que não há melhor recompensa do que o sorriso dum doente no fim do tratamento e em especial duma criança porque nesse instante temos a certeza de que cumprimos o nosso objectivo e sentimo-nos realizados profissional e pessoalmente. Lembro-me dum caso recente em que um doente dos seus 30 e tal anos recomeçou a sorrir natural e expontaneamente depois de se colocaram implantes, com um fácies de enorme alegria e satisfação, o que não lhe acontecia há muitos e muitos anos.
Neste caso em particular, foi muito gratificante porque foi um trabalho muito bem executado, com um enorme sucesso numa pessoa muito simpática e com quem tenho uma grande empatia.
Quanto à situação política, continuamos neste imenso pântano, de navegar à vista e sem grandes expectativas visíveis a não ser este lento afundamento colectivo em que estamos todos e que não se vê alternativas ou saídas fáceis. Mas a vida tem que continuar, prosseguir no seu ritmo e todos nós temos que nos adaptar a estas novas circunstâncias e principalmente tentar atravessar estes tempos o melhor possível e adequadamente á situação, que é algo que estou a tentar fazer, mas que não deixa de ser difícil, uma vez que todos estão a tentar fazer o mesmo, ou seja, diminuir custos e aumentar receitas. Se todos se encolhem, o consumo privado diminui drasticamente e é mesmo um círculo vicioso. Vivamos o nosso dia a dia o melhor possível, pensemos que temos que continuar e sobretudo estejamos em harmonia com o UNIVERSO e as forças cósmicas.
Falámos em SORRISOS e temos que manter este SORRISO cheio de força, energia e coragem para enfrentar estes dias de luta e de empenhamento.
PS: amanhã dia de greve geral e desmarcação generalizada de consultório porque evidentemente que as pessoas estão preocupadas com a mobilidade. Infelizmente tenho que ir ao SAMS sem saber se será ou não possível trabalhar e como é que vou lá chegar.



Sem comentários: