sábado, novembro 06, 2010

Humores.... e Registos

Eis-nos de novo no fim de semana, o primeiro deste mês de Novembro, penúltimo deste ano de 2010, que segue o seu caminho normal e dificultoso.
Tenho pensado nas minhas inconstâncias e alterações humorais, bem como naquelas facetas de "anjo" e "demónio" que parece ter e chego à conclusão que devo e tenho mesmo que continuar a trabalhar bastante mais este aspecto, para bem próprio e também dos que me rodeiam.
A verdade é que desde que deixei de fazer a psicoterapia, constato que estas alternâncias são mais frequentes e sobretudo que me domino menos e com mais dificuldade, reagindo pior aos acontecimentos exteriores. Tenho e continuo a ter a tendência para culpabilizar outros por factores externos e isso pode - e assim é - trazer conflitos graves e difíceis de gerir. Esta incapacidade de, por vezes, enfrentar os problemas de frente e tentar desviar-me deles que era algo que fazia quase sempre no passado e que estava francamente a resolver, está lentamente a emergir das brumas do meu ego uma vez que não estou a fazer qualquer trabalho analítico e de acompanhamento psicológico. Ou seja, estas tentativas de culpar outrem pelos meus problemas ou incapacidades é algo que tenho mesmo de evitar porque não conduzem a nada a não ser a um acumular de tensões e a uma injustiça para quem comigo convive.
Convívio que por vezes deve ser bastante difícil, pela minha teimosia e até irracionalidade porque há alturas em que sei perfeitamente que não tenho qualquer razão e prossigo numa rota de colisão que não é benéfica para ninguém e muito menos para mim e para a minha homeastasia. São frutos dum passado de conflitos e de defesas interiores, quase sempre feitas duma forma errada e perturbadora, sendo difícil modificar esse padrão de comportamento duma forma total e completa.
Melhor dizendo, há registos que não se conseguem modificar na sua totalidade por estarem demasiadamente entranhados no nosso ego e o "novo" EU ainda não conseguiu alterar na sua totalidade alguns comportamentos. Ainda ontem ao falar com o Pedro estava a verificar que ele tem muitos dos meus registos de uma certa intolerância ou desconhecimento da realidade, porque a propósito duma eventual viagem com a namorada, tem dificuldade em aceitar certos sacrifícios, compreensíveis em quem tem pouco dinheiro. Como ele sempre teve a sorte de poder usufruir de determinadas regalias, é-lhe difícil aceitar que a vida tem destas contingências, tanto mais que também o seu círculo é socialmente beneficiado e podem fazer um determinado estilo de vida que não é acessível a todos.
A mudança de registos e de comportamentos é bastante difícil e demorado, uma vez que tem toda uma componente de comportamentos adquiridos e alicerçados em vivências passadas, em influencias múltiplas e sendo cimentados e também não totalmente compreendidos, só podem ser mesmo alterados com uma grande introspecção e vontade de mudança. Daí as imensas dificuldade na mudança de comportamentos, de atitudes e de mentalidades.
Para além de que a maioria das pessoas não percebe estes registos, nem as influências externas da nossa família e das vivências que  temos  desde que nascemos - muitas delas ficam a marcar-nos no nosso inconsciente com todas as suas impressões - e como também a maioria não faz trabalho analítico,  é mesmo complicada esta mudança e o prevalecer do EU e duma postura mais correcta.
Este tema daria pano para mangas como se costuma dizer mas a manhã já vai a meio e temos que nos fazer à vida e ao queremos para hoje, que é dar início à operação NATAL, que este ano me parece ir ser complicado, uma vez que não há grande vontade de o fazer. Vamos a ver como tudo se vai processar.
Fica um imenso SORRISO cheio de ENERGIA, FORÇA e principalmente FÉ de que seremos capazes não só de mudarmos os nossos registos, com a prevalência do nosso novo EU, como também de enfrentar esta realidade que temos.






Sem comentários: