sexta-feira, novembro 12, 2010

Pessoas....

Apenas um preâmbulo para dizer que a repetição de temas e comentários é apenas fruto da minha grande preocupação pelos tempos que correm.
Nestes tempos que correm, esquecemo-nos muitas vezes que as pessoas são as mais atingidas por estas crises e alterações. Ontem, no seu habitual comentário das 5ªs feiras, Marques Mendes deu exemplos chocantes da profunda e grave crise social que se vive e alastra na nossa sociedade.
Quando pensamos que estamos menos bem ou quando desperdiçamos dinheiro, devemos lembrar-nos das imensas dificuldades de muita gente que vive abaixo dos minímos, tendo ele referenciado casos de crianças sub alimentadas, que não tomam o pequeno almoço ou que quase não comem no fim de semana porque as cantinas das escolas estão fechadas e em casa não há dinheiro para comida. Chegou a contar um caso dum bebé que manteve a mesma fralda desde a saída do infantário à noite até chegar no outro dia de manhã, por falta de dinheiro para comprar fraldas. Para além de ter falado num inquérito feito e que referia que na semana anterior a esse mesmo inquérito, 40 % das pessoas terem dito que tinham passado fome. É assustador!
Fiquei chocado e alarmado pela dimensão humana e social desta crise que nos afecta a todos, mas que é dramática para aqueles que pouco ou nada têm e que quando se vêem privados dos seus empregos e parcos rendimentos, sem qualquer apoio social, ficam numa situação desesperada. Confrontado com as pensões milionárias de muita gente que pouco fez ou com os protestos dos magistrados porque lhes vão retirar uma pequena parcela dos seus rendimentos, fico revoltado com essas mesmas situações porque todos nós devíamos contribuir para ajudar o nosso semelhante e transformar esta sociedade menos injusta
Ontem também na Quadratura do Círculo, cada vez mais afastada da realidade do dia a dia, comentou-se a situação politica mas ninguém fez referencia a este drama e então o representante do PS e actual presidente da câmara de Lisboa é incapaz de dizer um erro, uma falta de actuação correcta do seu governo. Os outros dizem e bem, no meu entender, que Sócrates é parte do problema e tem que sair e ele, António Costa, vem sempre com a mesma justificação da legalidade do mesmo por ter sido eleito há um ano. Esquece-se é que ele foi eleito com base em mentiras, num programa eleitoral falso e que agora está a governar com o programa da sua concorrente da altura, Manuela Ferreira Leite, de quem disse cobras e lagartos. Ora tendo mentido, tendo encoberto a realidade e não sabendo fazer acordos e facilitar entendimentos, como se prova com todos os líderes do PSD, só dificulta e prejudica o País pelo que o seu partido devia rapidamente encontrar uma solução.
Ontem ou anteontem, dia em que os juros dispararam para cima dos 7%, esteve a inaugurar um lagar de azeite e como é seu costume, sempre que há más notícias, recusou qualquer comentário porque o seu País é com certeza o da Alice no País das maravilhas.
Não será certamente fácil ser primeiro ministro nesta altura, mas sem sentido de estado e sem saber tomar as devidas medidas, então é preferível sair e dar lugar a outro, porque é necessária a união dos partidos democráticos para se poder tomar as medidas certas. E como o PCP e o BE são uma utopia e uma irrealidade para esquecer , é lógico que se tem que unir os partidos para formarem um entendimento duradouro no parlamento. E espero bem que também o sr Alegre não seja eleito porque senão seria mesmo a desgraça total, mas felizmente e pelo que vejo, a sua campanha é duma pobreza franciscana e as sondagens dão uma maioria folgada a Cavaco que, se bem também não seja o ideal, pelo menos tem sentido de estado e alguma credibilidade.
De qualquer maneira faltam estadistas e pessoas responsáveis, como Sá Carneiro e mesmo Mário Soares para enfrentar uma crise destas. É lamentável não termos políticos como deve ser e apenas preocupados com o País, mas é o que temos e assim se justifica o cada vez maior afastamento entre os eleitores e o comum dos portugueses desta elite politica e corrupta.
Hoje estava a tomar banho e percebi que me sinto muito cansado de tudo isto e mesmo um pouco derrotado perante o que vejo, uma vez que já não tenho aquela força anímica que tinha e sobretudo não tenho a meu lado, no consultório, a minha Fernandinha para me dar apoio e ajuda. Tenho pessoas minimamente competentes mas sem um rasgo de imaginação e de capacidade para, sozinhas, fazerem alguma coisa no sentido de melhorar a situação interna. Minha querida Fernandinha, as saudades que eu tenho de ti.
Também não tenho quem me possa ajudar ou a ver doutra forma, fora do consultório porque a realidade tem que ser vivida e sentida para se poder contribuir com alguma sugestão ou ajuda. Estou à procura dum laboratório que queira fazer análises clínicas, laboratórios de próteses que façam outros preços e sobretudo alargar a base dos doentes e dos acordos para atrair mais pacientes e dar mais movimento à clínica.
Já tomei a resolução de que até ao fim deste ano, as coisas se vão manter como estão e que a partir de 1 de Janeiro de 2011, vamos entrar em austeridade séria e em controle absoluto das despesas e do que é feito, para nos aguentarmos no próximo ano, que se prevê dramático. Gostava de fazer uma sociedade com outros colegas e fundir consultório mas infelizmente a hipótese que tinha não foi compreendida nem aceite e eventualmente estou a pensar falar com outros colegas da zona para explorar esta ideia. Fazer um consultório com vários colegas, com a mesma recepção, uma central de compras, etc para podermos diminuir custos e manter-nos com a esperada diminuição das receitas. Tenho que pensar a forma como poderei abordar este aspecto com os outros colegas sem que ninguém se sinta prejudicado.
Felizmente que hoje é 6ª feira e que, daqui a pouco, estaremos em fim de semana. Vamos acabar as compras de Natal, porque estão quase todas feitas e as que faltam, já sei o que comprar e oferecer, uma vez que este ano houve e vai haver uma redução dos presentes para acompanhar a crise e porque é imoral gastar-se rios de dinheiro nesta altura na situação em que estamos e com os graves problemas de tanta e tanta gente, como escrevi no principio deste comentário.
Espero que seja um fim de semana calmo e sobretudo que seja de conciliação e de aproximação das pessoas porque tenho necessidade de entendimento e envolvimento pelo que tenho pensado em ter uma conversa frontal e séria para expor o que sinto e como me encontro, porque é importante fazer, de vez em quando, um ponto da situação e a verdade é que me tenho sentido desconfortável.
Mas isso é outro assunto e fica para outros comentários, na certeza de que apenas com um sentido SORRISO conseguiremos superar estes dias e buscar alentos para, todas as manhãs, nos levantarmos e enfrentarmos mais um dia. E sobretudo procurarmos ajudar o nosso próximo e termos a consciência de que a nosso lado poderá haver quem não tenha o mínimo para viver e que esteja a passar fome. A nossa ENERGIA e FORÇA tem também que se dirigir no sentido de ajudar e procurar minimizar estes dramas, ocultos na maioria dos casos e que não devemos permitir.



Sem comentários: