segunda-feira, novembro 22, 2010

Outra 2ª Feira

Mais uma segunda feira, a penúltima deste mês de Novembro, também penúltimo mês deste ano de 2010. Semana marcada por várias comemorações de aniversários, jantares e almoços. No dia 24, será a vez da minha Mãe fazer 88 anos e de toda a família se reunir num jantar em Lisboa, no dia da greve geral, que pelas adesões tidas, vai certamente parar o País.
De seguida, no dia 26 jantar de aniversário da minha querida ( e linda ) sobrinha neta VS, que fará, julgo, 12 anos e que também terá direito a uma comemoração com toda a família e finalmente no domingo, almoço de aniversário da minha também querida Tia Lourdes, que fará, creio, 87 anos e que juntará uma vez mais toda a família.
Seguir-se-à um interregno para depois nos juntarmos de novo pelo Natal, ainda não se sabendo como serão este ano os programas de festa. Não parece haver muito entusiasmo de ninguém para cumprir a tradição da consoada, pelo que vamos ver como é que vai mesmo ser.
Ontem foi mais um domingo, também o penúltimo deste mês, em que ficámos por casa, num estado de espírito estranho e incerto, porque a verdade é que me sinto vazio e dividido entre a razão e o coração, sabendo que tenho que resolver, no meu íntimo, esta imensa conflitualidade em que me encontro mergulhado, não só por me alterar o meu estar e sentir, mas também por não poder manter-se no tempo e no espaço. Tenho que dar tempo ao tempo.... e resolver este dilema interior. Como todos nós apenas e tão só procuro a felicidade e alegria de viver, o que nem sempre é fácil, principalmente nestes tempos tão difíceis e conturbados.
Ao fim do dia, apareceu o casal L, que iam apenas numa visita rápida e foram ficando, acabando por jantar connosco e também se tendo resolvido um pequeno imbróglio que estava pendente com o RL. Felizmente que tudo se resolveu porque estava um pouco apreensivo com essa questão, mas a verdade é que a AMIZADE é um valor importante e que conseguir resolver (quase) tudo. Assunto arrumado !
Aqui no SAMS tenho pouca gente e pouco que fazer, o que se vai tornando hábito e que começa a ser um pouco preocupante, uma vez que estão a meter cada vez mais médicos e há uma acentuada diminuição de marcações, porque desde que fizeram um acordo com a Advance Care as pessoas preferem, muitas delas, seguir outras vias e médicos externos aos serviços, com a consequente diminuição de consultas internas. Vamos a ver o resultado de tudo isto.
Não é só a política que parece estar em fim de ciclo e à espera de mudanças porque a verdade é que este quotidiano parece igualmente suspenso e também ele à espera que algo aconteça e modifique as condições em que estamos. O mundo parece desmoronar-se à nossa volta, as condições de vida de muita gente estão completamente degradadas e a esperança de melhores dias parece ter emigrado para parte incerta, uma vez que as previsões são de 10 anos para recuperarmos desta tremenda crise. Ou seja, quando conseguirmos sair deste quotidiano, estou mesmo à beira da reforma efectiva e gostava de saber exactamente como estaremos nessa altura e principalmente como me vou manter nestes tempos bem difíceis. Vamos aguardar e seguir o nosso lema de viver um dia de cada vez, esperando que a sorte e a engenho nos continuem a acompanhar.
Custa-me não ter projectos novos ou grandes inovações, mas os tempos não estão para isso mas sim para mantermos o que pudermos sem grandes alterações de custos, uma vez que as receitas tendem a diminuir e assim a manterem-se nos próximos tempos, pelo que temos que potenciar o existente, inovar no que pudermos e sobretudo conseguirmos o equilíbrio necessário à nossa existência quotidiana. E ainda tentar manter em alta o meu espírito e disposição, o que nem sempre se consegue pelos vários motivos que aqui tenho falado
Mas tentemos sempre manter o nosso SORRISO, com muita FÉ, ENERGIA e FORÇA, na certeza de que este Universo em que nos inserimos nos retribui tudo aquilo que nós soubermos dar e fazer porque é nesta eterna troca de energias cósmicas que temos que viver e continuar.




Sem comentários: