quarta-feira, novembro 24, 2010

Mãe

Dia do 89º aniversário da minha Mãe e também de greve geral. Hoje dormi muito mal e por causa do eventual aumento de transito saí mais cedo de casa, para não chegar atrasado e não havia movimento quase nenhum, pelo que até cheguei antes da hora. Está tudo muitíssimo calmo e até as minhas assistentes conseguiram chegar ao consultório a tempos, se bem que tenham saído de casa pelas 07.00 da manhã.
Estou perdido de sono, pela insónia que tive sem saber muito bem o motivo, mas a verdade é que pouco ou nada dormi hoje e apenas vim de manhã para não se julgar que fiz greve, tanto mais que hoje e por causa dessa greve, não vou ao consultório trabalhar, porque optei por alterar todas as consultas. Primeiro tive várias desmarcações e alterações porque as próprias pessoas tinham receio de não conseguirem chegar e por outro lado, não havia a certeza de ter assistentes e é preferível desmarcar com tempo do que ser em cima da hora. Também não sabia se haveria ou não muito movimento que dificultasse a mobilidade.
Por isso, será um dia calmo sem nada de especial, tendo logo o jantar de aniversário da minha Mãe com toda a família, irmãos, sobrinhos, tios e primos para comemorarmos devidamente mais um aniversário da matriarca da família, que está excelente de saúde física e mental. Felizmente que assim é e esperemos que assim continue por muitos e bons anos.
Ontem acabou por ser um dia produtivo e paulatinamente vamos fazendo o mês, apesar de se notar uma quebra bastante razoável mas enquanto for assim não me posso queixar muito porque na verdade vai dando para as necessidades, tendo apenas que racionalizar ainda mais as despesas e encurtar no que for possível, tentando alargar as receitas de qualquer forma possível.
Quando vinha para Lisboa, estava a ouvir o noticiário e fiquei surpreendido com a notícia de que a conferencia episcopal portuguesa estava a dar apoio à greve, ou seja, foi dito pelo porta voz que a manifestação de desagrado não deveria ser só feita através do voto, mas também destas acções de protesto como as greves, o que achei espantoso, uma vez que normalmente a Igreja não se imiscui tanto nos assuntos internos e políticos. A situação no terreno deve mesmo ser grave e na verdade e apesar de tudo, a Igreja está na primeira linha no apoio aos necessitados e carentes, que são em cada vez maior número.
Acho que em 2011 será num desses movimentos de voluntariado de apoio aos mais necessitados que me vou meter para ocupar parte do meu tempo livre e sentir-me mais solidário com a sociedade em que estou, porque todos nós devemos contribuir no que pudermos e soubermos. Outra hipótese é colaborar com uma escola de apoio a pessoas com deficiência mental que abriu perto do consultório, oferecendo os meus préstimos para os casos que necessitem de ajuda e de tratamento. Até ao fim deste ano estarei em stand by e no principio do ano, iniciarei então uma nova etapa neste campo e também, espero, com novas medidas no consultório.
Não será só o próximo ano que será bastante gravoso, mas também os seguintes porque o problema actual é não conseguirmos ver, no tempo, uma perspectiva de melhoria do nível de vida das pessoas, porque este ajustamento será para demorar muito tempo, talvez mesmo uma década se tudo for bem feito e como deve ser. Infelizmente, o desgoverno, a incompetência e o desvario deste governo e de todos os boys é impressionante e incomportável, tendo mesmo que haver uma mudança radical de atitudes e mentalidades, mesmo que para isso seja preciso "abater" os actuais partidos e líderes e formarem-se outros partidos e estadistas.
Temos que sair deste ciclo em que estamos, nesta imensa teia de interesses, de oportunismo e de enriquecimento fácil de muitos e muitos boys políticos que muitas vezes nem percebem o que estão a fazer para além de se encherem de cargos, mordomias e dinheiro à nossa custa. Com esta crise muita coisa tem vindo a lume e muita mais haverá certamente que tem rapidamente que acabar e terminar de vez, porque com tanta gente carenciada é um autentico escândalo as mordomias existentes e o despesismo inútil da nossa classe política e empresarial do estado.
Os empresários privados estão a ficar estrangulados pela falta de crédito e a pouco e pouco isso irá dando cabo das empresas e sociedades que movimentam o país e que empregam realmente a maioria d pessoas e quando assim for, a desgraça e o desemprego continuarão a aumentar e a progredir, funcionando como uma verdadeira roleta porque se não houver dinheiro a jusante também não haverá certamente a montante. Ou seja, e dando um caso prático se as pessoas não tiverem dinheiro, não vão ao meu consultório e eu por minha vez não compro bens às empresas que me fornecem, que por sua vez deixam de ter dinheiro para pagar aos funcionários e assim sucessivamente. É um autentico ciclo em que vivemos
Mas como acreditamos no UNIVERSO e nas forças cósmicas que nos envolvem, temos esperança que as coisas se vão mantendo duma forma favorável e que consigamos manter a nossa estrutura e modus vivendus, porque o que me preocupa são os meus filhos e o seu futuro, pela responsabilidade que sinto em lhes dar tudo aquilo que posso, de modo a terem o melhor futuro possível e uma vida digna quer do ponto de vista profissional, mas também pessoal com valores sólidos e humanos. Mantenhamos a ESPERANÇA e o OPTIMISMO na vida e no futuro
Um enorme SORRISO cheio de FORÇA e de ENERGIA neste tempo de solidariedade e de empenhamento


Sem comentários: