segunda-feira, novembro 15, 2010

Início de Semana

Mais uma semana de trabalho, com a incerteza angustiante do costume. Ontem  foi mais um domingo sem estórias, sem vida nem graça, dum enorme vazio cinzento, que me deixou triste e apático.
Álias este vazio de ideias é  a sensação que mais me tem acompanhado nestes últimos tempos, bem como esta grande falta de vontade, não conseguindo grande concentração no que faço e principalmente, não encontrando alegria no meu quotidiano, sendo todos estes, sinais e sintomas de depressão. Mas também sei quais as causas para este estado de espírito e não são medicamentos ou análises que vão superar a realidade.
É verdade que estou preocupado por estar numa encruzilhada da vida, ter algumas pessoas dependentes de mim - principalmente os meus filhos - e não saber muito bem o que poderei ou deverei fazer e logicamente que esta pequena "grande" depressão em nada ajuda. 
Não vou continuar neste registo de comentário, porque temos de saber que rumo tomar, que escolhas fazer e como seguir em frente em 2011, porque temos e devemos pensar positivo e sobretudo encarar os desafios que temos pela frente da melhor forma e até aproveitar para, nestes tempos difíceis, melhorar e crescer o que pudermos.
Estou por isso num processo de escolhas e de processamento da realidade, a ter algumas ideias e  a delinear caminhos, para com vontade e iniciativa poder seguir da melhor maneira em frente, com sucesso e empenho.
Uma vez mais, constato que estou profissionalmente sozinho, uma vez que não consegui até à data, ninguém para me acompanhar no consultório e acho que esta solidão, sendo comum à maioria dos colegas, nos é prejudicial porque nos tira força negocial e nos impede de reagir mais adequadamente aos tempos que correm. Se fossemos mais unidos, com por exemplo uma central de compras conjunta, posições comuns perante as seguradoras, certamente que a nossa situação seria completamente diferente e melhor, porque efectivamente há quem nos divida, para melhor reinar e isso é uma realidade.
Tenho a ideia de pôr mais um colega a trabalhar no consultório, sobretudo ao sábado e um dia depois de colocar um anúncio na net, tenho mais de 40 respostas do mais variado teor, desde pessoas que acabaram o seu curso em Setembro, a colegas com mais de dez anos de prática e ainda colegas com consultórios que querem e precisam de trabalhar noutros locais, uma vez que a dispersão torna mais fácil o combate à diminuição de doentes. Ou seja, trabalhando em vários consultórios é evidente que se consegue ter mais doentes e os dias mais cheios. Vamos a ver o que vou mesmo fazer, uma vez que a abertura ao sábado também tem custos com o pessoal e tenho que ver se justifica mesmo. O que eu queria mesmo era um sócio, médico dentista, com uma boa carteira de doentes com quem pudesse partilhar os custos, a recepção, com a diminuição das despesas, mas isso tem-se manifestado francamente difícil.
Também pessoal e afectivamente não me sinto muito bem, mas também são fases da vida e temos que tentar perceber o que se passa e, se o quisermos, lutar pelo que queremos porque a verdade é que temos a certeza dos sentimentos, mas a incerteza no quotidiano pela dificuldade de estarmos simplesmente nesse mesmo dia a dia. espero sinceramente que melhores dias venham e que consigamos também superar esta fase da melhor forma possível.
Estes últimos dias de Novembro vão ser um pouco complicados por factores exógenos, como seja a cimeira da Nato, que vai dificultar a vida em Lisboa e com o provincialismo da tolerância de ponto dado pelo Governo - para agradar e dar votos - a verdade é que certamente a próxima 6ª feira não deverá ser famosa no consultório. Também para a semana será a greve geral que deverá ter uma grande adesão pelo que também o dia de consultório deverá ser prejudicado, tendo também que ter em atenção como é que o pessoal vai lá chegar. Mais coisas para alterar ainda mais negativamente este nosso quotidiano.
Mas precisamos mesmo é de pensar - e sentir - positivo e estar em sintonia com o Universo em que nos movemos para com o nosso SORRISO conseguirmos ter ENERGIA e FORÇA suficiente para levarmos por diante mais uma semana, um mês e um ano. Temos que ter FÉ e confiança em nós próprios, o que seria bem mais fácil se estivessemos bem connosco próprios, o que nem sempre se consegue.
PS: estou cheio de arrepios, com dores no corpo e alguma febre pelo que vim para casa e para a cama, porque não me sinto nada bem.




Sem comentários: