domingo, fevereiro 28, 2010

Domingo

Domingo chuvoso e cinzento, dia de descanso e de leitura , a reflectir na vida e na sorte que temos em ter pessoas de quem gostamos e que também gostam de nós.
Interrompi para começar a ver o jornal das 13.00 e é um rol de desgraças pelo mundo a começar pelo horrível sismo no Chile e da destruição devastador da região. Dos tsunamis, subidas dos rios, destruição generalizada parece que a natureza se conjuga para mostrar a sua força, mostrando aos homens que têm que a ter em conta e não continuar indiscriminadamente a construir como se faz e a ignorar essa mesma natureza.
As imagens e as notícias são terríveis e nós, abrigadas nestas quatro paredes seguras da nossa casa, podemos e devemos agradecer o facto de estar bem e tranquilos na nossa vida. Pelo menos, até que qualquer fenómeno da natureza venha alterar este estado de coisas, o que espero não aconteça mesmo
Mas todas estas notícias deixam-me pensativo, não só pele momento presente da desgraça, mas também e principalmente pelo futuro desta gente toda que tudo perdeu, porque uma vez passado este mediatismo da ocasião, como será a reconstrução da vida de toda esta gente que tudo perdeu e que poucas ou nenhumas posses tem. Ainda agora deu uma notícia do Haiti que corrobora o que escrevo. As pessoas continuam a viver em tendas e agora foram ainda mais massacradas pelas inundações e continuam a viver naquelas condições e hão-de infelizmente continuar longe dos holofotes mediáticos.
Mais inundações, mais destruições e interrogo-me acerca de todos estes fenómenos e se a sua conjugação e simultaneidade significa que estamos a chegar a um turning point e mudanças mais profundas e graves, de acordo com o tal 2012 ou se de facto é apenas o somatório de anos e anos de erros humanos e de ignorar a natureza. A verdade é que é altamente preocupante e perante acontecimentos desta magnitude temos que nos consciencializar da nossa pequenez e sentir que temos a sorte de estarmos vivos e de termos uma vida digna e sucedida.
Isso inclui precisamente a sorte de estarmos integrados numa família e num grupo de amigos, com fortes laços entre as pessoas e uma enorme consciência da importância que temos uns para os outros.
Ontem, vieram cá jantar a minha querida sobrinha B e o J e foi um jantar excelente e com uma conversa fácil e fluente. É sabido a ligação que tenho a esta sobrinha que para além disso é minha afilhada e ela tem sido e continua a ser um dos meus pilares. porque é uma pessoa muito bem formada e atenta ao que a rodeia, apesar de toda a sua problemática pessoal. Para além disso, tem uma família excelente em que todos se parecem integrar e ser uma família bem sucedida. Não é segredo para ninguém a enorme estima e Amor que tenho por ela e pelos seus filhos e há todo um passado em conjunto com muitas e muitas histórias e vivências comuns. Gostei imensamente do jantar, tanto mais que também esteve a nossa grande amiga CP, com quem parece ter havido logo uma grande empatia. A complementar o ambiente, o jantar estava, como é costume cá em casa, excelente com uma ementa bem sucedida.
São estes momentos de Amizade e convívio que nos fazem acreditar sermos pessoas de bem e de sorte porque é bom sentirmo-nos acarinhados e apoiados, assim como é bom que aqueles que são mesmo importantes para nós, saibam que as estimamos e que estamos sempre ao lado delas.
Este jantar, como outras ocasiões semelhantes, reforçam cada vez mais a minha convicção de que estou rodeado de amigos e familiares com quem tenho laços muitos fortes e esta sobrinha é, como ela sabe, muito especial e tem um lugar muito, muito importante no meu coração e vida.
Estou ainda a digerir a minha sessão de análise de ontem e por isso hoje tem mesmo que ser um dia de descanso e reflexão, com um grande e luminoso SORRISO cheio de Força e Energia positiva.

Sem comentários: