domingo, novembro 01, 2009

Domingo

Ontem fui almoçar com os meus filhos a um restaurante que recomendo, o Nunes, perto do CCB. - www.nunesrealmarisqueira.com/index.htm - É uma marisqueira simpática, acolhedora e com um óptimo marisco.
Foi um almoço descontraído e animado, com a certeza de ter dois filhos espectaculares, cada um deles com a sua personalidade e interesses, mas ambos profundamente empenhados na vida e em fazerem da vida algo de realmente importante, compensador e realizada. Estivemos à conversa bastante tempo e até o Pedro comentou a minha calma por estar à mesa tanto tempo a falar e a fazer planos para o futuro.
É bom estar com eles assim e nestas alturas faz-se normalmente um apanhado da situação, planos para o futuro e planos de acção, com a certeza de termos uma excelente relação e compreensão mútua.
Olho para eles e vejo neles uma enorme força e ambição de vida, acompanhada duma salutar alegria de vida e de estar no mundo, o que me deixa bastante satisfeito porque neste momento o que mais quero, é que eles sigam o seu caminho e que dentro dos prazos normais consigam ter a sua profissão, a sua vida e principalmente que se sintam realizados na profissão e na vida. Como as suas ambições são altas, espero sinceramente que consigam concretizá-las, tendo a consciência de que tudo farei para os ajudar nessa mesma realização. Mas a partir de certa altura, depende apenas deles e da sua força e vontade de vencer e isso é algo que é inato e que eu penso que eles têm ou poderão vir a ter. Como Pai é lógico e evidente que apenas quero o melhor para eles, com a certeza de que tudo farei para os ajudar mas que eles terão também que muito fazer para atingirem os seus objectivos. E no curto prazo, as metas estão estabelecidas em ambos os casos, porque ambos sabem o que querem fazer e como o fazer e principalmente o Pedro, tem um horizonte de dois anos de estudos e depois seguir já para a vida profissional. Assim seja e consiga.
Ontem fiquei com a ideia de que nos próximos anos, para estar com o Pedro terei que viajar bastante e ir ter com ele por esse mundo fora, porque ele quer trabalhar fora e andar pelo mundo, para mais tarde e com experiência e know-how estabelecer-se então em Portugal. E quanto a mim, faz muitíssimo bem, tendo em conta o real estado deste país.
Ontem fomos ainda "estrear" a casa da C e RL, onde jantámos e muito bem estivemos, como sempre acontece quando se está entre amigos, com a conversa solta e fluída, se bem que quando a conversa aborda temas políticos e actuais as emoções falem mais forte e a discussão fica bem acesa e exaltante. Mas depois tudo passa e a Amizade é o mais importante.
Ontem tive a consciência de que estamos em plena época pré-natalícia e que este ano começo a estar atrasado nos meus timings, mas a verdade é que não tenho a noção de já ser hoje dia 1 de Novembro e estarmos mesmo a mês e tal das festividades. Será pelo calor que está, pela realidade existente ou apenas pela falta de disposição, a verdade é que estou com muito pouco espírito natalício, mas hoje quero começar já a fazer a ronda de algumas lojas para começar a ter ideias e presentes. Todos os anos digo que quero cortar com esse ritual e com essa obrigatoriedade, mas todos os anos a tradição se impõe e lá vamos nós a caminho do consumo e das compras. Mas mais uma vez quero limitar esse consumismo.
A ervilhinha está cada vez mais engraçada e crescida, já com a sua personalidade marcada, mas na verdade uma criança adorável, simpática e muitíssimo querida. Tenho uma especial ternura por esta criança.
Vai ser um domingo de calma e descontracção, com o tempo a mudar ( finalmente ) e a começar a planear as próximas festas, as férias da praxe e tudo o que está relacionado com esta época, com um enorme e quente SORRISO.

Sem comentários: