sábado, outubro 31, 2009

País a saque


Volto a um dos meus temas de eleição, que é precisamente o triste estado deste País. Estivemos, alegremente, em campanha eleitoral ( e anestesiados ) mais dum mês e antes disso estivemos "bem" protegidos de más notícias para não sermos incomodados e agora, passadas as eleições, eleitos os do costume, voltamos à triste realidade deste pobre e pequenino País.
Os telejornais desfiam diariamente encerramentos, despedimentos e desgraças semelhantes, sendo o caso da qimonda, paradigmático da actuação dos governos e daquilo que que nos dizem e que sabemos. Antes das eleições estava tudo bem e sem problemas e logo a seguir despede-se mais de metade do pessoal, porque se estava apenas à espera desse dia. É lamentável esta falta de ética. Mas as falências, os problemas ressurgiram em força, camuflados como estiveram todo este tempo. São empresas e mais empresas com enormes dificuldades e cada vez mais despedimentos, com a contradição dos indicadores económicos estarem a melhorar. Até ouvi ontem que uma das empresas portuguesas de sucesso - a Aerossols - está sem dinheiro para pagar ordenados, sendo que há uns meses largos era uma das iniciativas mais bem sucedidas do mercado português.
As notícias são diárias e constantes e agora - como cereja em cima do bolo - este mega processo de corrupção, que se desconfia e se fala e que depois de muito se escrever não vai dar em nada. Infelizmente todos sabemos ou pressentimos que tem necessariamente que haver muitos negócios escuros e corruptos, mas a verdade é que nada disto chega a tribunal e muito menos alguém é condenado. O Armando Vara, tal como o Socrátes, tem sido comentado pelos piores motivos e tem feito uma carreira política a coberto de escândalos e de casos, continuando neste momento a ser vice-presidente do maior banco português. Noutro país nunca lá teria chegado e neste momento já se devia ter suspendido, porque não basta dizer-se inocente, tem que se parecer.
Quando foi o caso do BPN, foi um alarido geral e uma condenação do dito Cavaquismo por interessava este ataque político. Então e agora as mesmas vozes não se levantam para condenar mais este caso, agora fortemente conectado ao partido socialista ? A verdade é que sejam uns sejam outros e como diz a vox populi, todos lá estão para enriquecer e ganhar o possível, tendo achado curioso ter sido feita ontem a divulgação dos rendimentos dos últimos ministros das finanças porque alguns deles têm menos do que eu, o que não acredito mesmo.
Todos nós pressentimos que este caso é a ponta do icebergue da corrupção em Portugal, que grassa e alastra na nossa sociedade, esperando que seja finalmente desta vez que haja culpados e condenações de pessoas fortes e poderosas deste triste País. Ou será que vamos ter outro caso "Casa Pia" que continua a arrastar-se no tribunal e cujo fim não só não se adivinha como não se antevê qualquer condenação de monta.
Ouvi ontem outro ex ministro das finanças, neste caso, Ernâni Lopes a falar acerca do nosso País e entre muitas outras disse uma coisa que já ando a dizer há muito, que é, precisamente, a falta de força real para erguer este país e fazê-lo sair desta crise profunda. Ele, conjuntamente com o Medina Carreira, são vozes competentes e preocupadas que deveriam ser ouvidas e reflectidas porque a situação é, efectivamente, grave não só a médio prazo, mas sobretudo a longo prazo ou seja para os nossos filhos e netos. Será que é assim tão difícil ver a realidade e tentar, desde já, controlar os danos futuros com uma política realista e acertada.
Tem que se cortar a direito e muitas medidas têm que ser tomadas, mas principalmente há que moralizar a vida pública e responsabilizar quem tem que ser responsabilizado, com a certeza de que apenas políticas credíveis poderão viabilizar o nosso futuro como País.
Vivemos num mundo estranho em que até umas simples eleições para bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas são atravessadas por factos menos dignos e situações pouco claras. Será que é assim um tão grande poder ser bastonário e ter visibilidade, para além do enorme ordenado que se ganha ou será que andar a falar no famoso cheque dentista continua a dar votos, uma vez que todos sabemos que esta questão do cheque dentista é uma enorme aldrabice. No meu caso pessoal, por exemplo, nada recebi ainda do estado e já lá vai mais dum ano que isto começou...
Mas isto é um fait divers neste universo imenso de casos, factos e acontecimentos em que vivemos mergulhados, sem que haja um levantar colectivo de indignação e de contestação, parecendo que todos se encontram felizes e contentes na sua vida quotidiana, não se preocupando nada com o futuro e viabilidade de Portugal. Coloquei a foto da Torre de Belém ( do meu grande amigo e fotografo RL ) para simbolizar outras eras e épocas em que a iniciativa e força moral deste povo permitia grandes aventuras e grandes feitos. Pergunto-me aonde estará essa força colectiva de que tanto precisamos e qual será de facto o nosso caminho e postura neste século XXI, para voltarmos a ser uma nação forte e duradoura.
É sábado, vou almoçar com os meus filhos e jantar a casa dos meus amigos C e RL, para estrear a casa deles. Entretanto e como habitual já fui comprar o jornal e subi os meus 10 andares a pé, por avaria dos elevadores do prédio. Faz bem e é exercício...
Ontem fomos jantar a um novo restaurante - o Além fronteira _ mas de facto cada vez abrem mais restaurantes mas a verdade é que pouco se diferenciam uns dos outros e nenhum se distingue especialmente, pelo que voltamos sempre aos "antigos" restaurantes com provas dadas.
Espero que com o meu habitual radioso e enorme SORRISO, este fim de semana traga PAZ e CONFIANÇA, para além do necessário descanso de fim de semana.
PS: gostava que oe meus leitores habituais me chamassem a atenção para os erros existentes nestes comentários e sobretudo para aqueles que dificultam francamente a compreensão do texto, mas na verdade como penso bem mais rápido do que escrevo por vezes as frases saem cortadas e depois como nem sempre revejo o que escrevo, fica um texto sem sentido. Será da idade ?????'

1 comentário:

fragments of freedom disse...

Os meus conhecimentos de gramática portuguesa correspondem ao msword, por tanto não sou quem para apontar faltas. E não é a idade, a culpa é dos teclados de computador, muito suáveis e sensíveis. Grande abraço