quarta-feira, outubro 07, 2009

Hoje é mais um DIA

Hoje é mais um dia que, com um SORRISO aberto, franco e verdadeiro temos que levar por diante. Estamos a meio da semana e em plena laboração, pelo que o tempo não é muito para grandes escritas, nem desabafos, apesar de ter algumas coisas para contar e para desabafar. Na verdade os dias vão correndo e vai-se tentando praticar o princípio 5/95, que vi hoje esquematizado e que já vou praticando quando consigo. Ou seja, 5% das nossas atitudes, acções ou reacções são imponderáveis e inevitáveis e os restantes 95% dependem da nossa acção e vontade. Isto é, o imponderável é deixarmos cair um copo de água em cima de alguém e os 95% é a atitude dessa pessoa que vai condicionar as restantes. Se essa pessoa reagir positivamente e sem ondas, as coisas resolvem-se bem melhor do que se essa mesma pessoa começar aos gritos e a pôr todo o mundo mal disposto. Se nos contivermos nas nossas reacções e conseguirmos positivar essas atitudes, será bem mais fácil não só para nós próprios, mas sobretudo para todos os demais. Aprendi empiricamente a fazer esse exercício de contenção com muito bons resultados, mas hoje achei piada ter recebido um email com a teoria deste conceito. A verdade é que tem lógica porque se agirmos negativa e intempestivamente, a reacção dos outros tenderá também a ser violenta e negativa e assim gerar-se um campo altamente nefasto. Se perante uma coisa menos agradável, reagirmos calmamente e sem stress, certamente que o ambiente se tornará francamente melhor e simpático. Como disse, cada vez mais tento tomar essas atitudes positivas, se bem que nem sempre o consiga, como é lógico, sobretudo e principalmente em situações de stress ou de desconforto pessoal.
E estamos em mais um dia, com um início de tarde cheio e preenchido e um fim de tarde calmo e tranquilo, com algumas desmarcações porque como diz um colega meu, começa a chover e as pessoas têm medo de se molhar. Enfim.... e a gripe A por onde anda, uma vez que não tenho ouvido falar dessa epidemia nos últimos dias, o que confirma um pouco a minha ideia de que estamos perante um alarmismo criado na opinião pública por motivos fáceis de perceber. Espero que a vacina chegue rápido e que seja eficaz para o que quer que seja, porque pelo menos serve para acalmar as pessoas e a população.
E hoje vou ao Coliseu ver o Projecto Amália, cujas musicas gosto bastante e estão por toda a parte. Ontem fez 10 anos da morte da Amália e acho curioso o retrato dela feito nestes últimos dias e aquele que é dado no filme feito há pouco tempo acerca dela, que é francamente pouco elogioso para ela. Daí as reacções da família porque a forma como é retratada a sua vida, deixa bastante a desejar e não sei mesmo se está apoiada em factos verídicos e confirmáveis. Prefiro ver uma Amália nostálgica, saudosa e melancólica do que uma Amália cheia de aventuras e à beira do suicídio. Vamos lá a ver como é o espectáculo.
Um grande e enorme SORRISO neste dia cinzento e tristonho, mas cheio de FORÇA e ENERGIA.
PS: para o meu sobrinho FF apenas dizer-lhe que há perguntas, cujas respostas têm que ser dadas ao vivo e a cores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, cá estou eu.
Que pessimismo!!!!!!!!
A vida é tão saborosa que, deve ser sentida em cada acontecimento, mesmo que ele nos pareça "desprezível".
Com o passar dos anos e experiências acumuladas, vamos arranjando mecanismos de defesa. Coisas tão simples e tão frugais, tais como; ir ver a Amália, comer um doce, daqueles que nos enchem a alma e a cintura, passear junto ao mar, ler um livro, ouvir música, fazer desporto......
Qualquer coisa serve, para nos desviar a atenção, momentânea, do fulcro da questão. Quando a ela retornamos, estamos mais frescos, calmos e, seguramente, mais lúcidos para opinar e decidir.
É tão simples que, tendemos a complicar.
São 1:01 h da manhã e acabei de tirar do forno, um saboroso bolo de canela e erva-doce. Ficou um cheirinho tão maravilhoso que, só por si, atenua todas as mágoas e "ressacas" de um dia, não tão cheio de perfume. Valeu!
Sirvo-lhe uma fatia com um, não menos delicioso, chá príncipe.
Sinta-o no ar e, deleite-se!
Faça dos seus dias uma festa.
Não deixe que as "nuvens negras" lhe ensombrem a existência. Isso é a glória de muitos!
Sorria e sinta-se vivo.
Se precisar do meu sorriso branquinho, para ajudar a fazer força, ele aqui vai!!!!!!!!!!!!
Sorrisos branquinhos
A Cinderela