quarta-feira, outubro 14, 2009

Ainda Silêncios....

Muitas vezes o Silêncio significa calma, paz, auto confiança e a vontade de, silenciosamente, transmitir uma forma de estar e de percepcionar a realidade. Nem sempre o barulho ou o ruído é a melhor forma de estarmos na vida e no nosso quotidiano, uma vez que com acções ponderadas e calmas, poderemos ter reacções mais favoráveis e mais positivas, o que só por si poderá ser o suficiente para fazer de cada dia, um dia melhor e mais positivo.
Por isso, um silêncio sorridente e tranquilo pode ser altamente benéfico e positivo e ao contrário do que eu pensava há uns tempos, acredito agora por exemplo que a simbiose entre duas pessoas passa também pela forma como gerem os silêncios, porque se esses mesmos silêncios entre dois seres que coabitam for pacífico e não for um silêncio cheio de vazio e de ausência de ideias, então a relação tem substrato e consistência. Ou seja, quando duas pessoas conseguem gerir os seus "silêncios " em conjunto, então essa mesma relação tem uma riqueza intrínseca e é uma relação valorizada.
O meu silêncio de hoje é sinal duma acalmia interior e duma contínua busca pela minha verdade e do meu verdadeiro EU, com a surpresa constante dos conselhos de pessoas amigas e sempre próximas desde que tenho este blogue. Acredito que estes comentários servem não só para me conhecer melhor e dar-me a conhecer, como também a conhecer melhor quem comenta frequentemente este meu blogue e sentir uma maior aproximação entre muitos de nós.
Acredito que muitas vezes a minha escrita barulhenta, conflituosa e por vezes agitada, possa parecer estranha a quem me conhece mal, mas é sinal duma grande agitação interior e duma busca por novos conceitos e formas de estar na vida. Como diz a minha querida prima L, a vida é uma passagem e temos, forçosamente, de aproveitar esta passagem não só para nos conhecermos cada vez melhor, como para tentarmos modificar qualquer coisa, por mais ínfima que seja. E pode ser com uma acção política, cívica ou religiosa mas o que é importante é termos precisamente essa acção e que possamos agir na sociedade e no quotidiano e modificar um pequeno grão de areia. Se conseguirmos, nesta breve passagem, deixar um pequeno, pequeníssimo sinal da nossa vida nos outros e no que nos rodeia, então poderemos ficar satisfeitos e termos a certeza de termos contribuído para a melhoria geral e ter valido a pena ter estado nesta passagem a caminho de outras ou vindo de muitas mais.
Disse acção política, cívica ou religiosa e na verdade, cada vez mais acredito que esta última é uma excelente forma de agir, descontando naturalmente o "folclore" existente na igreja actual. Acredito na existência duma Entidade superior e creio em algo Superior, mas penso que a nossa relação com essa mesma Entidade é muitíssimo pessoal e individual e deveria ser livre de castigos e pecados. Mas isto é um tema para outros dias e não num dia de SILÊNCIOS como o de hoje.
Neste dia de Silêncio, um grande e radioso SORRISO com a certeza de que em silêncio podemos também transmitir a nossa mensagem e a nossa maneira de estar na vida, com calma, tranquilidade e segurança.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda silêncios.....
Pudera, cada vez fico mais desiludida com as decisões que os portugueses tomam......
Estou por aqui.....
Ando ocupada de corpo e espírito e, à noite, muito preguiçosa. Leio atentamente e, fora de horas, os textos diários, não tanto, os comentários.
Calma e serenidade são tempero que, todos, deveriamos ter em doses suficientes para uma vida feliz. Mas, poderá falar-se em utopia?!
Neste contexto, vamos diáriamente procurando o melhor, de entre todo o mau, com que o mundo nos presenteia. Isto sim, é a realidade! Isto, aprende-se ao longo da nossa existência, como forma de auto-defesa. Está nas nossas mãos, formar uma barreira, intransponível, à desgraça, intromissão, coscuvilhice e outros que tais. Assim nós o queiramos!
Temos de ter força no pensar e no agir. Todos nós tendemos a ser ególatras, se a situação for favorável e, nos for permitido. Temos sim, o dever de reconhecer o exagero e recuar. Quem pode atirar umas pedritas? Cá por mim, gosto muito de me ver ao "espelho".
Sorrisos branquinhos
A Cinderela