domingo, novembro 08, 2009

Domingo

É domingo e dia de reflexão. Ontem fomos a um jantar de aniversário dos nossos amigos A e P, com muita gente e animação, mas restaurante fraco e sem grande atractivo. Há dias em que não tenho muita paciência para determinado tipo de conversa social ou de ocasião e ontem penso que estaria num desses dias, porque as conversas me pareciam vazias e ocas de significado e sobretudo não encontrei nada de interessante na maior parte das pessoas com quem me cruzei. OU seja, a futilidade e o vazio de ideias e de interesses é algo comum nestes grandes jantares e reuniões, mas continua a fazer-me confusão esta busca incessante de pessoas e de agitação social, sem consistência ou substrato. Conversas soltas, sem contexto ou seguimento deixam-me vazio de pensamento e fazem com que a minha análise das pessoas seja mais aguda e penetrante e talvez mais injusta, na medida em que é impossível ter-se grandes conversas nestes ambientes. MAs de qualquer modo penso que o frio do ambiente físico aliado à disposição da mesa também não proporcionou grande ambiente e clima, tanto mais que a conversa ficou sempre muito à superfície. Mas é a vida e a realidade dos factos.
Felizmente que internamente parece ter voltado um clima de maior amenidade e compreensão, com um quotidiano mais calmo e apaziguador, porque efectivamente a verdade é que os sentimentos existem e são reais, apesar de por vezes ou muitas vezes, a sua expressão se fazer duma forma errada. Talvez fruto da pressão do nosso quotidiano e dos pequenos nadas do dia a dia, que nos fazem, muitas vezes, encher como uma panela de pressão e depois ser necessário deixar escapar o vapor para onde for mais fácil. E aí começam os problemas e as dificuldades se não conseguirmos discernir para onde vai esse vapor e se não aprendemos a controlar essa mesma saída de vapores. Mas sinto que as coisas estão a reentrar no caminho certo e que, havendo vontade e sentimento, quase tudo é possível resolver e modificar.
Ainda a propósito do mail da minha prima, disse-lhe que tenho vontade de fazer retiros para meditação e reflexão e que me via num mosteiro com essa finalidade. Sinto muitas vezes uma absoluta necessidade de meditação e de contacto com Alguém, apesar de não saber rezar, mas ciente que podemos falar e atingir outra dimensão se estivermos convencidos disso e com vontade de o fazer. Se todos nós tivéssemos mais tempo, disposição e cultura para meditarmos e reflectirmos tenho a certeza de que o mundo seria bem melhor, porque acho que a falta de sensatez e de pensamento conduz de facto a muitas das loucuras a que assistimos, aliado a uma enorme cupidez por bens materiais e honrarias mundanas que, por serem bem efémeras, não tem qualquer valor duradouro. Todos nós queremos viver bem e com dignidade, mas essa realidade tem que ser acompanhada de valores morais e éticos, porque só assim podemos viver uma realidade em plena consciência de valores.
Neste fim de semana que também é, como sempre, de leitura, volto a encontrar os temas habituais e recorrentes acerca da nossa situação e uma vez mais, mais vozes se levantam contra os gastos sumptuosos e faraónicos da nossa governação, sem qualquer consideração acerca da nossa situação. Será que nenhum dos nossos governantes consegue ver a realidade e então nesta altura em que começam a aparecer cada vez mais podres e casos de alta corrupção, não será altura para parar e pensar no caminho que teremos mesmo que fazer, para nos tornarmos um País próspero e viável ? Sinto-me cada vez mais preocupado, uma vez que as notícias são cada vez piores e preocupantes, com a agravante de que os fundos da Europa estão prestes a acabar e então não sei mesmo como será.
Felizmente que espero que os meus filhos possam fazer o seu percurso no estrangeiro e ter o seu futuro devidamente assegurado e tranquilo, com uma vida digna e eticamente vivida.
Hoje vamos visitar o nosso amigo MS, que está a recuperar da sua operação e tranquilamente, aproveitar este resto de domingo para com um enorme e quente SORRISO, nos prepararmos para mais uma semana.

Sem comentários: