sábado, novembro 07, 2009

Compras de Natal

"...Não sei se sabes rezar…aquelas orações que aprendemos a papaguear em pequeninos e que agora ditas com sentido são muito mais profundas.Mas se não sabes nenhuma, conversa com Deus, ou com o teu pai ou com a tia Lusa, e em solidão contigo próprio, pede-lhes protecção para a resolução desses teus assuntos, ou iluminação para esse caminho que tens que percorrer..."
São palavras escritas no meu email por uma querida prima que vai lendo o meu blogue e que vai comentando o que vou escrevendo e que tem sempre uma palavra amiga ou um conselho actual. A verdade é que não sei rezar, mas desde há uns tempos a esta parte que me habituei a "conversar" e a reflectir nas igrejas que vou visitando e uma vez na belíssima catedral de Santiago de Compostela, tive uma experiência mística que me deixou profundamente marcado e com a certeza de que tinha tido Alguém a meu lado... cada vez mais tenho a certeza de que estamos sempre acompanhados por um Ente ou como lhe queiram chamar e que tem uma enorme importância na nossa vida. Não posso concordar com muitas das práticas da Igreja, mas distingo esse quotidiano da realidade espiritual e mística e essa te vindo a tomar uma proporção cada vez maior.
Hoje abri a época de Natal, com o início das compras da época. Como de costume, fomos para o Corte Inglês, que estava com imensa gente. Não é costume nesta altura haver já tanta gente a fazer as compras do Natal, mas a verdade é que era assim mesmo. Já resolvi a grande maioria dos presentes e já tenho ideias para as que me falta. Felizmente que fui reduzindo o numero de pessoas a quem dou presentes, apesar deste ano ter alargado a lista em relação ao ano passado, porque acho que há pessoas que merecem.
O El Corte é um lugar previlegiado para se fazer compras porque reúne tudo num só local, desde estacionamento, restaurantes e todas as lojas numa só, o que permite comprar numa só ocasião os presentes para toda a família e amigos, de crianças a adultos. É uma loja que me agrada e que, apesar de não ser barata, conseguir-se encontrar coisas engraçadas e agradáveis. E gosto sobretudo de ir nesta altura por não haver aglomerações, nem atropelos, apesar deste ano achar já muita gente.
Fiquei também espantado com a afluência à loja da Nexpresso, cheia de gente a comprovar que é mesmo um negócio bem sucedido e com futuro. E também com ideias engraçadas para presentes.
Adoro andar no meio dos brinquedos e dos artigos para as crianças e tenho pena de não ter mais crianças a quem comprar presentes, com a certeza de que quando tiver netos/as irei certamente perder a cabeça nestas ( e noutras ) alturas.
Agora estou num intervalo, porque depois duma sesta, vamos a um jantar de aniversário dos amigos A e PR, que fizeram anos esta semana e festejam em conjunto os anos, com a particularidade de irem ser Pais pela primeira vez. Estão duplamente de Parabéns.
Gosto deste dia de compras porque é um dia em que me lembro particularmente de todos e de alguns em particular, tendo começado também a sentir o espírito natalício, o que nem sempre me acontece. A verdade é que hoje tive a sensação de que vamos ter umas festividades cheias de AMOR e de CARINHO, com a presença da nossa família e amigos
E vou-me vestir, estrear umas coisas novas que comprei, com um enorme e quente SORRISO, desejando desde já a todos um bom fim de semana e uma busca eficaz ao nosso EU interior

Sem comentários: