domingo, novembro 22, 2009

gastronomia


Há pequenas coisas possíveis de fazer que nada custam e que são extraordinariamente repousantes e positivas para o nosso estado de alma e de espírito, sobretudo e principalmente se estivermos bem acompanhados. Ontem estivemos a passear pela baixa à noite, a ver as iluminações de Natal, o comércio, mas sobretudo a desfrutar da beleza desta nossa cidade e da companhia, com uma conversa solta e fluída.
Fomos ao Museu do Design, na Rua Augusta - um espaço bonito e que desconhecia - onde decorre ( acaba hoje ) o concurso gastronómico 2009 e no qual os restaurantes estão representados e se pode jantar, degustando pratos em cada um dos restaurantes integrados nos 100 melhores restaurantes de Lisboa. Muitos deles já os conhecia e outros passei a conhecer e a ter vontade de ir jantar e provar mais iguarias.
Jantámos muitíssimo bem, porque em cada dia estão presentes uns 10 ou 15 restaurantes e podemos provar o que quisermos e aguentarmos, comprando para o efeito senhas, cada uma das quais dá direito a uma degustação. Ficámos de tal maneira enfartados que depois tivemos que andar a passear pela Baixa e efectivamente temos uma cidade linda, cheia de recantos e de luminosidade e oportunidades para fotografias lindas. Ver o castelo de São Jorge, recortado no meio das ruas, com a presença do município é uma paisagem linda e digna de se ver. Pena é que nestes fins de semana e com as iluminações, o comércio não esteja aberto e a funcionar, porque tenho a certeza de que seria rentável e compensador.
Para além disso deu para falar aberta e francamente com a minha grande amiga C - cada vez mais amiga e mais no coração - pondo em dia vários assuntos pessoais e familiares e é bom poder falar assim e ainda melhor ter amigos tão verdadeiros e sinceros.
Fomos ainda passear para a beira rio e tomar um café a um daqueles locais à beira rio e apreciar mais uma zona linda da nossa cidade. Muitas vezes e, vez de estarmos "angustiados" em casa devíamos sair e ir passear por estas zonas lindas e certamente que ficaríamos logo mais bem dispostos e descontraídos.
A nossa cidade é bem bonita e vale a pena ser vista e admirada e compreendo agora como os estrangeiros tanto a elogiam, mas nós que por cá vivemos nem sempre conseguimos admirar a sua beleza e imponência.
São pequenos nadas como estes que nos dão a possibilidade de nos carregarmos positivamente e de arranjarmos energia e vontade para os desafios do quotidiano e sobretudo de ficarmos com melhor disposição e uma Alma "nova".
Aconselho vivamente um programa semelhante a este, com um passeio nocturno pela nossa cidade, sem itinerário definido nem tempo e deixarmo-nos levar pelos nossos pés. Pena é que a Baixa Chiado não esteja mais aproveitada à noite e sobretudo nesta altura do ano, mas provavelmente não compensa, se bem que se houvesse programas e incentivos as pessoas se deslocassem mais e frequentassem esse espaço. É ver o sucesso que teve a abertura do São Carlos naqueles dias de "cultura popular" em que a baixa se encheu.
E hoje, domingo, vamos dar umas voltas com um enorme e positivo SORRISO com a certeza de que teremos um dia e uma semana fantásticos.
PS: e mais uma fotografia fantástica de Lisboa do meu amigo RL, que até ganhou um prémio...

1 comentário:

Anónimo disse...

li algures que o pai ficou espantado por pagar 8 euros por um lanche...quem o ouvir falar!!
Os seus famosos lanches na garret deviam ser baratos!
pai pai..BEIJINHOS