terça-feira, novembro 03, 2009

Semana e ansiedade

Princípio da semana e princípio do mês é, para mim, sinónimo de ansiedade porque nunca sei como vai ser o mês e se os objectivos serão concretizados e realizados. Tem sempre sido assim e felizmente que mês após mês e ano após ano, tudo vai correndo nos conformes e a ansiedade vai diminuindo ao longo dos dias. Sinto que não tem apenas a ver com o consultório, mas sobretudo comigo e com a minha relação com as pessoas, porque muitas vezes sinto-me completamente só e desacompanhado neste trajecto profissional e mesmo pessoal. E eu gosto e tenho necessidade de me sentir acompanhado e de ver os outros a participar activamente e não estarem passivamente presentes, mas sem qualquer tipo de iniciativa. Gosto de pessoas que resolvam e pensem nas coisas de modo a resolver os problemas que vão surgindo e fazendo tudo funcionar como deve ser, sem ser preciso estar sempre a ver tudo e a pensar na forma como tudo tem que funcionar. Detesto isso e é isso que me faz uma enorme ansiedade, como a de hoje.
Mas é a vida e é este quotidiano que tenho e que terei nos próximos tempos, como ainda ontem estava a pensar e a constatar. Afinal tenho ainda uns bons 7 a 8 anos de trabalho pela frente até me poder reformar e dedicar a outras coisas e começo a convencer-me mesmo que isso assim terá que ser, se bem que possa começar a ter menos dias de consulta e a diminuir um pouco a carga de trabalho à medida que o tempo passa. Como tenho dito, vai-me faltando a paciência para a gestão diária do consultório, mas continuo, felizmente, a gostar de trabalhar e de exercer a minha profissão. O que me custa realmente é a gestão da actividade e o lidar com a falta de ética e princípios que vamos tendo cada vez menos. Volto sempre ao mesmo mas essa é a minha grande luta diária.
Ainda ontem, no facebook tive um pedido de amizade que ou foi engano ou brincadeira, porque certamente que não pode ser a sério, uma vez que é irreal. São estas incongruências que me fazem confusão e que não consigo reagir normalmente, porque são coisas absurdas e fora do contexto habitual.
Aliás o facebook transformou-se bastante e já não consigo achar a piada que tinha nem participar mais activamente, porque tem imensas publicidades e com a mudança do visual perdeu bastante interesse.
Também ainda não estamos no Outono/Inverno como se previa mas mesmo assim parece que a gripe A está em força e estamos mesmo a entrar na pandemia a sério, pelo que nem sei se não me vou mesmo vacinar, mas tenho algumas reticências em relação a essas vacinas.
Apetecia-me ir passear e meditar para a praia, com os pés na areia e a cabeça no cosmos, a pensar na vida e nos factos do quotidiano, mas tenho que trabalhar e estar concentrado na realidade, com a vontade de que esta ansiedade diminua bastante e gradualmente ao longo do dia. OU será que vou dar mesmo o meu passeio e abstrair-me desta ansiedade matinal ? Também deve ser deste tempo cinzento e estranho, mas vou pensar em luz e calor e com um grande e quente SORRISO vou enfrentar mais este dia com energia e força.

Sem comentários: