quarta-feira, julho 23, 2008

Testes e Rorschach

Ontem fiz pela primeira vez um teste de personalidade, que são as manchas de Rorschach... são-nos apresentados dez cartões com manchas ou borrões, para as descrevermos e dizermos o que sentimos e vemos em cada cartão, sem logicamente sabermos o que cada cartão representa. Ou seja, conforme a suapersonalidade, cada pessoa verá algo diferente, seja aquilo que for.
Numa segunda fase, temos que escolher os que gostámos mais e os que detestámos e numa segundo ronda, dissertar sobre esses mesmos cartões. E é nessa segunda ronda que, de facto, vem ao de cima aquilo que efectivamente somos.
Achei super curioso fazer o teste, pelo que foi capaz de falar sobre uma manca, as ilações que ttirei e aquilo que foi vendo e interpretando.
Agora a psicoterapeuta analisa tudo o que dizemos - pois é tudo escrito - e na sessão seguinte vamos interpretar cada cartão e ver o que são e representam para mim, para além da análise da personalidade. Gostei imenso.
Estas sessões estão a fazer-me muito bem,. porque me estou a redescobrir e acho e sinto que fariz bem a toda a gente fazer umas sessões de psicoterapia.
Seriamos certamente mais capazes de fazer o tal pequeno gesto e com esse gesto, mudar um pequeno grão de areia e contribuirmos para a ,melhoria da nossa sociedade e do nosso mundo.
Tenho esperança que consiga mudar algo, por mais infimo que seja

Sem comentários: