quinta-feira, julho 17, 2008

Fait Divers

Há muito que não comento os fait divers do meu quotidiano, aquelas cenas e estórias que fiquei de narrar.
Hoje quando estava a sair do meu ginásio, deparei com duas situações que se podem resumir a uma e que demonstram a falta de respeito que existe no relacionamento entre as pessoas.
A entrada para o estacionamento é feito numa via para a entrada e outra para a saída, mas sem grandes espaços. O que aconteceu é que para entrar estava um carro parado, porque a condutora estava ao telemóvel e como se perde a rede dentro da garagem ,estava sem qualquer pressa na sua conversa, com uma série de carros atrás dela e os que saiam também estavam com alguns problemas de manobra, porque para além de tudo ela estava mal posicionada. E quando lhe chamaram a atenção para o facto, ainda ficou mal disposta, como se os culpados fossem os outros.
De seguida ao sair desse tal acesso, reparei que no sentido oposto, estava outro carro parado, com o condutor fora do carro e debruçado no porta bagagem, de certeza à procura da pen que nos dá acesso ao parque de estacionamento. E os outros carros à espera.
O mínimo que ele deveria ter feito, era ter encostado o carro antes da cancela, procurar a pen e então retomar o caminho.
Mas de facto, neste mundo de salve-se quem puder, é assim que se faz. primeiro nós e depois os outros quando tiver que ser. Achei uma atitude completamente errada, mas é assim que a maioria se relaciona ( ou não ) com os outros, sem qualquer respeito e sem qualquer civilidade.
Outra história do dia foi o facto duma doente minha, que ontem tinha colocado uma prótese e se ter manifestado muito contente, ter telefonado hoje de manhã, para a minha assistente e lhe dizer que tinha cancelado o cheque do pagamento, porque não gostava da prótese.
A senhora fez pelo menos 3 (três) provas da prótese - e o habitual é uma prova - até se considerar satisfeita e só depois mandei aprontar a dita prótese. Esta atitude era inconcebível para mim e ia dar orientações ao advogado para exigir o pagamento, quando a senhora foi ao consultório, pedir muitas desculpas pelo acontecido e dizer-me que tinha anulado a ordem e que o cheque podia ser levantado, mas que o dia lhe tinha corrido muito mal e portanto tinha resolvido ir cancelar o cheque.
Incrível ? mas verdadeiro. É a isto que nós chegámos... ao completo desrespeito pelo próximo e pelo trabalho de cada um. Mais uma vez é o salve-se quem puder, a autêntica lei da selva
E para terminar estes fait divers, ontem precisei de falar com um dos meus gestores de conta ( o qual mudou recentemente, porque o anterior com quem eu trabalhei anos e anos se foi, infeizmente, embora ) e por volta das 10 horas ( DA MANHÃ ) telefonei-lhe e como ele não pude atender-me, pedi para ser contactado o mais rápido possível, tendo-lhe também mandado um mail por causa dum assunto pendente que queria resolvido ontem.
Depois de muitos telefonemas, ameaças e um enervamento enorme, ele telefonou-me as 8 da noite ( 20 horas )!!!! também devo dizer que utilizei algumas das técnicas de relaxamento que tenho aprendido, senão teria sido muito pior para o meu equilíbrio.
Claro que já estava tão farto que apenas lhe disse não estar habituado a ser tratado desta maneira, porque se o banco tem tantos bons clientes como eu, então ainda bem e que eu iria procurar outro banco. Que também iria participar da agência, do gestor e do péssimo funcionamento da agência. O que é facto é que é inadmissível tal procedimento e eu que também lido com o público, nunca faria tal coisa, pois perderia de imediato os meus clientes.
Claro que hoje o gestor foi ao meu consultório, para eu assinar os pápeis necessários e já me contactou de novo para resolver mais outros assuntos. Ainda não sei se vou fazer uma participação ou se vou deixar passar esta questão e dar outra oportunidade.
Cenas e estórias do quatidiano deste nosso (pobre) País.
Agora dois apontamentos positivas.
Hoje depois do meu treino, fui almoçar com o meu treinador a um restaurante novo na praia de carcavelos e reparei que ele estava com uma luminosidade diferente, mais radioso e feliz. Acho que agora começo a ver a aura das pessoas, e a notar diferentes cores no rosto e corpo dos que me rodeiam!!
Depois do jantar, estive ao telefone com a minha irmã mais nova, que estava muito bem disposta e jovial e constatei que ela é das poucas pessoas que conheço, que faz questão de dizer às pessoas que as estima e ama. É algo que me comove sempre ela dizer que gosta muito de mim.
É o exemplo prático do tal pequeno gesto que não custa nada ( aparentemente)... dizer que se ama ou estima alguém e com esse gesto ou palavra conseguir modificar o tal pequeno grão de areia da enorme praia que é o nosso mundo.
Foi um dia de grande amálgama de acontecimentos, emoções e sensações, complementarizada com uma enorme sensação de liberdade por estar a almoçar ao ar livre e a ver o mar. Algo que é muito raro acontecer-me, porque não só não costumo almoçar e ainda menos ao ar livre.
E feliamente que amanhã é 6ª feira e vamos para Sto André...

1 comentário:

Mamã Su disse...

Ora cá estou eu novamente!!!
Realmente foram demasiadas emoções para um dia só, mas confesso que a que mais me espantou foi a tua paciente... vá-se lá perceber a cabeça destas pessoas, olha agora cada um de nós ter estes desvarios só porque o dia nos corre mal!!! Há gente para tudo realmente!!!
Bem as nossas férias estão no fim, e no domingo regressamos a Lisboa!!! Bom fim-de-semana por terras de Santo André (lugar fantástico deixa-me dizer). Beijos grandes