terça-feira, julho 01, 2008

Mais um Dia


Nestes últimos dias, tenho pensado muito no meu Pai, porque se está a aproximar o dia de aniversário do meu Pai.

No dia 7 deste mês faria 83 anos e sinto uma grande saudade da sua presença, apesar de não sermos muito próximos. Agora sinto e sei que ele me marcou imenso e também aos meus irmãos, com a sua personalidade, o seu exemplo e a sua maneira de estar no mundo.
Agora deveria estar muito feliz, porque os seus quatro filhos realizaram um desejo que ele tnha há muito. Que todos nós nos reencontrássemos e nos dessêmos. E felizmente que assim foi.

O meu Pai era um homem intrinsecamente bom, se bem que na sua vivência diária nem sempre conseguisse relacionar-se afectiva e emocionalmente com os que o rodeavam e também com os filhos. Mas também isso era fruto da educação que tinha tido e da influência da minha querida avó eduarda, de quem tenho também muitas saudades e de quem penso muito, apesar de já ter morrido há 26 anos.

Tenho pensado muito nele e quando viajo ainda mais. Porque eu tinha o costume de lhe telefonar a relatar aonde estava e ele, com a sua enorme cultura, acrescentava sempre uma história ou uma informação.

Só o consegui surpreender uma vez quando estava a visitar um museu em Alpedrinha, Sintra, que ele náo conhecia. Mas logo no dia a seguir, me telefonou a contar o que já tinha descoberto acerca desse museu. Era assim o meu Pai...

Tenho muita pena de não termos falado e contactado mais nos seus últimos anos de vida, mas infelizmente assim foi.

Tenho, contudo, agora a certeza que ele me influenciou muito e que de facto a sua herança genética tem uma enorme importãncia, bem como o seu exemplo de vida.

Tenho muitas saudades dele...




2 comentários:

Anónimo disse...

Meu querido amigo, como te compreendo: a sensação de vazio que fica quando perdemos alguem que nos é querido e proximo. O vazio que é dificil preencher ou talvez até impossivel (o meu vazio pessoal não está preenchido e será que algum dia estará?). Dizer que é a ordem natural das coisas é um daqueles lugares comuns que todos nós sabemos, mas que não é por isso que facilita as coisas. No entanto a realidade é essa e temos que a aceitar, porque apesar de todos os precalços e agruras que possam surgir no nosso percurso (e claro está que surjem sempre) a vida é fantastica e vale muito, mas mesmo muito a pena vive-la!!!! Tudo é ultrapassavel, todos os problemas têm solução e acima de tudo nunca nos devemos esquecer que amanha é outro dia e o sol voltará a nascer.

Mamã Su disse...

Olá tio avô Luís!!!
As saudades são muito duras de ultrapassar, mas temos de pensar nas coisas maravilhosas que os nossos entes queridos que nos deixam na sua passagem por este mundo... apenas essas lembranças nos farão sorrir quando o nosso coração tem mesmo é vontade de chorar a saudade!
Um beijo muito grande de nós para ti.