quinta-feira, julho 10, 2008

Mais uma vez... amigos

O meu grande amigo Miguel comentou:
"Em relação aos amigos é preciso talvez fazer uma actualização e verificar quais são realmente os grandes amigos. Penso, às vezes, que os amigos são grandes e verdadeiros, num periodo de tempo, e isso é que é importante. Amigos para sempre, pode acontecer ou não, mas provavelmente não é o mais importante. Ideias...."
Gostei desta ideia de temporalidade da Amizade e concordo que muitas vezes assim é, na medida em que num dado momento há uma conjugação de interesses, gostos e motivações que aproximam as pessoas e que depois num dado momento desaparece. Parece-me que isso acontece principalmente numa relação amorosa !
Mas se bem que a ideia do Miguel seja verdadeira em alguns casos, sinto que há Amizades duma vida e que apesar das distâncias e dos reveses da vida, perduram e fortalecem.
Mas é de reflectir no comentário do Miguel ... e a propósito, entre amigos não se agradecem gestos ou acções, mas apenas se retribuem de volta quando necessário.
Pelos vistos, este tema da Amizade é recorrente, tavez pela sua importância.
Bem mais complicadas são as relações amorosas pelos seus encontros e desencontros, pelos corpos de dor de cada um, que ao se encontrarem, se vão alimentando mutuamente, com o seu potencial de dor e destruição, a menos que saibamos "contrariar" essas emoções individuais e colectivas pela tomada de consciência desse mesmo corpo de dor. Talvez aquilo que o budismo chama iluminação, sirva para nos conhecermos como realmente somos e consiguirmos reestruturar a nossa mente, sem registos negativos e sem a constante pressão do nosso ego.
Mas isto já é assunto para divagações posteriores... agora vamos ao trabalho ( parece que não, mas eu trabalho bastante!)

Sem comentários: