quarta-feira, julho 09, 2008

Novas ( velhas ) Amizades

Apenas mais um pequeno apontamento.. é simultaneamente estranho e fantástico rever certas pessoas que não viamos há muito tempo e sentir que na prática nunca estivemos verdadeira ausentes e afastados , pois os laços de amizade, quando são verdadeiros, resistem ao tempo e às vissicitudes da vida.
Assim como no outro dia reencontrei ao jantar uma série de "amigos" que não via há uns 7/8 anos e não senti rigorosamente nada em relação a eles ( e antes pelo contrário, lamentei a perda de tempo e de empenho havido na altura ), reencontrei num almoço recente outra série de amigos ( que me marcaram bastante na minha adolescência ) e com os quais continuei a sentir a mesma afinidade que tinha há mais de 20 anos.
É gratificante ter amigos, mas criar empatia e laços que perduram todo este tempo e sentir que nunca tinhamos deixado de conviver, é uma sensação muito agradável, que nos deixa em paz connosco próprios e com a convicção de que, se calhar, temos em nós algo de especial que permite este tipo de união entre as pessoas. E sem querer referir ninguém em particular, é lógico que há certamente pessoas com quem estes laços são mais fortes e com queremos reatar o convívio.
Cá está mais um pequeno exemplo dos tais pequenos gestos de que venho falando, que podem eventualmente mudar uma ínfima coisa, mas que no seu somatório podem transformar grandes coisas.
E este reatar amizades e convívios perdidos e agora achados, é um pequeno gesto nesse sentido
Cumprir o tal gesto de boa vontade, dizer aos que nos rodeiam que os estimamos e amamos, pode modificar um grão de areia e se conseguirmos mudar muitos grãos de areia, alteramos para melhor a praia e assim sucessivamente.
E talvez consigamos transformar este Mundo em que vivemos melhor e mais belo.
Eu tenho essa ideia e esse sonho

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Luís. Regressei 2ª feira ao laboratório e estou a actualizar-me. Li todos os teus textos do blog, pois estava muito atrasado, como deves calcular. Agradeço-te muito pelo apoio que me deste e pela ajuda no momento mais crítico, evitando assim que o meu pai fosse autopsiado.
Tenho lido atentamente o que nos tens escrito e tenho estado a reflectir sobre o assunto.
Em relação aos amigos é preciso talvez fazer uma actualização e verificar quais são realmente os grandes amigos. Penso, às vezes, que os amigos são grandes e verdadeiros, num periodo de tempo, e isso é que é importante. Amigos para sempre, pode acontecer ou não, mas provavelmente não é o mais importante. Ideias....
Estive ontem com o Pedro. É incrível como está diferente desde os tempos em que ia lá a casa. Está muito parecido contigo e, como tu disseste, muito entusiasmado como curso.
Miguel