quarta-feira, julho 02, 2008

Conhecimento... ou falta dele !

Hoje vesti uma long sleeve com umas figuras que representam Fernando Pessoa e os seus heterónimos. Confesso que há um deles que me escapa sempre, que é o de Bernardino Soares, mas logicamente que conheço os outros e li algumas coisas - não muitas, devo dizer, deste grande nome da história de Portugal.
Ao chegar ao SAMS, onde trabalho pela manhã, umas assistentes acharam muito gira a sleeve, mas desconheciam que Fernando Pessoa tinha vários heterónimos, que escrevia com os seus vários nomes e a problemática da sua personalidade. E estamos a falar de pessoas com trintas e pouco anos.
Este desconhecimento é, efectivamente, fruto da qualidade do ensino que vamos tendo, ou antes do deficit de ensino deste (pobre) País... não se ensinam os valores da nossa história, não se enaltece o que temos de bom e do que nos podemos orgulhar e as pessoas saem da escola com uma grande falta de conhecimentos e de vontade de aprender.
E depois dizem que não há valorização profissional ou pessoal e que o nosso (pobre) País não progride e que está muito atrasado tecnológicamente e na area dos conhecimentos e não só..
Se na escola não se aprende o que é importante, como a cultura, a língua, as ciências, a matemática, etc como se pode sair preparado para enfrentar o mundo do trabalho e as suas exigências actuais ? Para além de que como se pode adquirir conhecimentos, quando por exemplo uma grande maioria das pessoas não lê um livro ou sequer um jornal.
Há muito que fazer, mas tenhamos esperança de que alguma coisa vai mudar... e isso começa em nós e no nosso mundo. Cada um de nós tem que contribuir para que haja uma modificação.
É o tal pequeno gesto que podemos fazer e transmitir a quem nos rodeia um pouco dos nossos conhecimentos e modo de pensar, ou seja, o nosso know how!
Todos nós podemos aprender com os outros e ensinar aos outros alguma coisa... é o tal pequeno gesto também neste sentido.
E parabéns á minha grande amiga Cláudia... muitas e muitas felicidades pelos seus anitos e que continuemos tão ou mais amigos do que somos. Beijinnho grande

Sem comentários: