domingo, julho 13, 2008

Saúde e Doenças....

Hoje acordei meio constipado. Com estas variações de temperaturas, em que no mesmo dia passamos do verão para o outono e vice versa, é lógico que haja repercussões no nosso sistema imunitário. E detesto sentir-me assim, porque acho que estou a morrer e sem disposição para nada, a não ser aqui escrever e estar deitado. Não tenho paciência para estar doente - fico muito carente e mal disposto - nem tão pouco gosto de ver pessoas doentes à minha volta. Eu explico: como médico eu tento curar pessoas, mas não gosto de seguir a evolução dessas mesmas pessoas, porque estou habituado a a diagnosticar, medicar, aconselhar e posteriormente confirmar a cura ( espero ! ). E não a seguir passo a passo a evolução da doença e do doente. Estranho.. nada disso. Apenas a constatação duma realidade. Como médicos, temos que aprender a ter um certo distanciamento emotivo das situações com que deparamos, senão não aguentamos sem cairmos numa depressão. Quando estava no meu 4º ano de medicina - que é o primeiro ano em que contactamos com doentes reais - envolvi-me de tal maneira com os doentes que me estavam confiados, que na altura até pôs a hipótese de doar um rim a um deles. Apercebi-me que se ao primeiro doente, já estava a dar um rim, iria chegar ao fim do curso ou morto ou sem uma série de orgãos. E "curei-me", tendo aprendido a distanciar-me, sem nunca perder, felizmente, o contacto humano, nem o afecto que muitas vezes me liga a essas pessoas. Nem tão pouco a dor que sinto ( ou sentia, quando fazia clínica geral) quando não posso, nem consigo resolver grandes dramas humanos com que deparamos tantas vezes.
Mas hoje estou feliz, porque os meus filhos espontaneamente me convidaram para almoçar... nunca tinha acontecido e significa um grande desbloqueio no nosso relacionamento e um melhor entendimento entre nós, o que proporciona a todos uma grande paz e satisfação interior.
Ontem fui almoçar à aldeia do Meco e comi uma cataplana de marisco, que estava estupenda... é super agradável estar numa esplanada sem pressas, nem stresses numa boa companhia e com uma boa comida. Gosto destes programas assim.
E como estará a nossa ervilhinha Madalena ? Não tenho tido nenhum comentário da Mamã Su, mas espero que a crise dentária esteja superada e que não tenha sido preciso ir conhecer os hospitais gregos. Fico à espera de notícias.
E como sempre, escrevo e escrevo, porque tenho, de facto, sempre uma estória ou apontamento a contar... é a experiência de vida e todo o que a ela está associado.
As melhoras :)

Sem comentários: