sexta-feira, dezembro 23, 2016

Vésperas

Alguns apontamentos a registar:
1. Ontem fiquei bastante transtornado ao ver uma pessoa que marcou bastante o meu passado recente, porque tendo-o ajudado bastante, ele portou-se muitíssimo mal comigo. Mas apareceu com um ar de arrependimento, com fome e sem coisa alguma, a não ser mesmo lágrimas ( de crocodilo ??? ) e perdido no nada. Fiquei devastado, dei-lhe de almoçar e Ainda coisas de supermercado. Mas não pode ser e nem o quero fazer mais porque não posso ser a Madre Teresa de Calcutá nem posso, sozinho, salvar o mundo; para além de que ele já vivia antes de me conhecer e irá continuar depois de tudo isto.
2. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.... ontem também fiquei surpreso ao saber da mudança de hábitos de alguém que, religiosamente, cumpria o mesmo ritual nestes dias; Ainda mais espantado fiquei porque o cuidado que essa mesma pessoa tem em relação à família sempre se sobrepôs a tudo e a todos pelo que, efectivamente, as mudanças são imensas e, para mim, espantosas. Tanto mais que me pareceu que, quem me contou, não não ter ficado muito contente com essa alteração. Mas também não tenho nada com isso.
3. Ontem foi o meu último dia de consultório neste ano porque vou entrar de férias assim que acabar esta jornada no Sams; preciso destes dias para estar descansado, tranquilo e sobretudo para dormir, relaxar e concentrar-me no que é mesmo importante. E assim farei...
4. Este ano não estou muito predisposto para as festas porque, cada ano que vai passando, parece haver mais distanciamento e afastamento entre as pessoas; talvez esta época seja mesmo uma época de hipocrisia e de mentira, em que todos parecem estar muito bem e no fundo os problemas existem, as faltas de comunicação são uma realidade e a vida continuará na mesma no dia 26 deste mês;
5. Talvez possa definir 2016 como um ano dum grande cansado, duma aprendizagem imensa, bem como duma inutilidade enorme; na verdade em vez de me concentrar na busca de mim mesmo e da minha identidade, perdi-me inutilmente em caminhos, atalhos e rumos que a nada conduziram a não ser a este cansado que sinto e a esta mão cheia de coisa alguma com que estou. Que me tenha mesmo servido de lição e de aprendizagem.
6. Continuo na minha indefinição afectiva, sem saber muito bem para onde devo pender neste momento, estando em reflexão, ponderando os prós e os contras de cada um para decidir o caminho a tomar; talvez não seja muito correcto mas neste momento é que sinto dever fazer;
7. Sinto-me cada vez melhor na minha pessoa e na minha identidade; vou descobrindo o meu caminho, o meu rumo e vontades, com maior consciência, maior empenho, capacidade de escolher e de discernir o que sou e como quero ser. Percebo muitíssimo bem que o passado não pode servir eternamente de desculpa para o presente e que o devemos aceitar e entranhar mas não deixar que ele nos impeça de sermos, hoje e no futuro, o mais felizes possíveis.
8. Termino hoje com um SORRISO muito especial para todos os meus familiares, amigos e conhecidos. Felizmente tenho neste momento um círculo de grandes amizades, de pessoas de quem gosto mesmo e que também gostam e me apoiam. É uma FELICIDADE poder contar com muitas delas.

Sem comentários: