terça-feira, dezembro 06, 2016

Conhecimento

Mais um dia nesta caminhada pela vida e por aquilo que somos ou queremos ser. E afinal o que estamos nós a fazer neste mundo, o que pretendemos, o que queremos, o que desejamos mesmo neste nosso dia a dia ?
Estou cada vez mais consciente daquilo que tenho pela frente, do que tenho de enfrentar a nível interno, bem como o muito que ainda me falta para um equilíbrio, uma estabilidade interna que se possa projectar para o exterior duma forma positiva, saudável e coerente.
A minha grande e principal dificuldade é, e será talvez Ainda durante algum tempo, eu não ter a suficiente confiança e auto estima necessárias para enfrentar este mundo, está realidade e os muitos objectos externos que me rodeiam e me fazem, muitas vezes, desviar-me do meu caminho.
Falta-me também aprender a respeitar a privacidade e o espaço das outras pessoas, não me comportando como um miúdo que quer toda a atenção, tentando desesperadamente ser acarinhado, amado e estimado. O Amor, o carinho e a Amizade não se compram, mas sim alcança-se duma forma natural, sem ser preciso qualquer controle, domínio ou nada que se parece.
As relações que tive ao longo da vida sempre, ou quase sempre, basearam-se nessa vertente do controle, do dominar, de ser o elemento determinante não respeitando, muitas vezes, o espaço do outro, o que, naturalmente, levou a um esgotamento desses relacionamentos e dos laços afectivos existentes.
Ou seja, quem eu tenho de controlar, de dominar sou eu próprio,; a minha impulsividade, a minha tentativa permanente de invadir espaços e esferas próprias de cada um , bem como de querer sempre mais e mais, para além de querer que as pessoas me digam minuto a minuto que me amam, que gostam de mim e que se lembram de mim.
E apenas com um conhecimento cada vez maior de mim mesmo, conseguirei estar de bem comigo e com o mundo, sem esta ansiedade, este sede de encontrar o meu príncipe encantado bem como saber aproveitar aquilo que tenho, as pessoas que conheço sem as forçar a nada nem tão pouco querer que elas tenham os meus timings ou sentido de oportunidade.
Dar tempo ao tempo, aprender a ser paciente, saber e ter consciência de que não sou o centro do mundo, mas sim apenas e tão só mais um planeta ou Estrela com a sua trajectória e caminho próprios, a sua autonomia e em simultâneo a sua interdependência com os outros planetas ou estrelas. Será assim tão difícil perceber esses factos e adaptar-me a eles? 
Quero crescer, quero amadurecer, quero sair deste ciclo em que me envolvi e seguir em frente; comecei esse trajecto ontem ao encerrar alguns problemas em suspenso, que me andavam a perturbar bem como ao tomar consciência de que tenho mesmo de cortar com este passado recente que me destrui bastante. Espero ter finalmente aprendido a lição e conseguir fazer dessas experiências um ensinamento para a minha vida futurA.
Um grande SORRISO com mais luz e cor do que ontem, bem como uma percepção cada vez maior de que é este o caminho que devo seguir para a minha FELICIDADE.
PS: Ainda consigo ser surpreendido por alguns factos e por algumas pessoas, o que me ensina a não fazer julgamentos tão precipitados nem tão errôneos porque tenho o costume de, a quente, julgar as coisas duma forma nem sempre correcta ou verdadeira.

Sem comentários: