quinta-feira, dezembro 15, 2016

Neurociências

Jantar de Natal do consultório, no Mensa... convívio simpático, agradável e muito positivo. São momentos como estes que reforçam os laços entre pessoas que convivem diariamente, que se vão conhecendo e estando. Estas saudades nosso meio habitual ajudam a criar uma interligação maior e mais intensa.
Estou mesmo cansado, a necessitar duma pausa, de descanso mas também de carinho, proximidade afectiva com outro ser humano bem como duma interligação diferente; talvez tenha chegado a hora disso acontecer, não com a pessoa que eu pensava mas com alguém que surgiu de repente e do nada se tornou importante e eventualmente numa rota coincidente.
Mas, espero, que não seja mais do mesmo, ou seja, um entusiasmo enorme inicial para depois se dissolver na opacidade de cada um de nós, apesar de sentir, desta vez, uma diferença muito grande em relação a situações anteriores, o que me dá algum optimismo e alguma esperança. Porque, como disse hoje na análise, preciso mesmo de alguém para me preencher esta lacuna de afecto e carinho de que preciso.
 A verdade, a complexidade da mente humana é algo que me fascina, me encanta e que quero explorar cada vez mais e mais. Cada pessoa tem as suas idiossincrasias, as suas particularidades, formas de estar e de ser; somos um amálgama de experiências, de auto-estradas neuronais, de  vivências, de afectos, hábitos e tudo aquilo que constitui a vida duma pessoa. 
Por causa da minha análise, interesso-me bastante por estes assuntos como sempre o fiz ao longo dos tempos, tendo até estado até inclinado a seguir psiquiatria. Que não se concretizou por motivos diversos, mas tenho pena de não o ter feito.
A mente humana é Ainda um terreno bastante Desconhecido, em estudo constante e descobertas permanentes que permite um conhecimento cada vez maior e melhorado desse campo. As neurociencias são um campo vastíssimo em que muitos portugueses se distinguem e distinguiram, começando no Egas Moniz - com um prémio Nobel - e continuando no António Damásio que tem contribuindo imensamente para a evolução dos conhecimentos nesta área. Mas há muitos mais e igualmente competentes mas menos conhecidos. 
O que nos faz ter um SORRISO, o que nos faz sentir FELICIDADE está relacionado com o centro do praZer que existe algures no nosso córtex cerebral e que é uma variável de pessoa para pessoa, dependendo de muitos e variados factores.

Sem comentários: