sexta-feira, novembro 20, 2015

Tranquilidade

Sexta-feira.... Mais um dia de trabalho e de labuta. Têm sido dias mais calmos em termos de tranquilidade de espírito e de descanso em relação ao turbilhão de factos da semana anterior em que, na verdade, pensei e senti que estava gravemente doente e com sérios problemas. Felizmente que foi apenas um valente susto e que, neste momento, tudo está controlado e devidamente enquadrado.
Quanto ao resto, posso dizer que me sinto bem mais tranquilo e pacífico na medida em que estou a entranhar e a perceber uma série de factos e acontecimentos que, fazendo parte do meu quotidiano, ainda não estavam devidamente arrumados e compreendidos.
Na verdade, as minhas sessões têm decorrido muito em torno daquilo que fui e das consequências de toda uma vida - e principalmente duma infância - que foi pautada por uma série de erros e de atitudes menos acertadas que me conduziram a comportamentos e a atitudes completamente erradas.
Ainda há coisas que me custam a aceitar e a compreender que estão perdidas e que, nunca mais, farão parte da minha vida. Não vale a pena ter ilusões ou alimentar qualquer tipo de "sonho" quanto a isso porque efectivamente são ciclos que se fecham para que outros se possam abrir.
Mas por enquanto ainda não tenho a certeza deste novo ciclo nem tão pouco se encontrei já um caminho mais certo e verdadeiro. O segredo, como eu sei e já entranhei, está mesmo dentro de nós e connosco. Apenas quando estamos bem interiormente e nos sentimos em paz e tranquilidade connosco é que podemos partir para o exterior e tirar todo o proveito do que temos e somos.
Aquelas pessoas que não conseguem coabitar consigo mesmo, nem tão pouco aceitar-se a si mesmo e aquilo que são, por motivos vários e alguns bem complicados têm um longo caminho pela frente e muitas escolhas a fazer; sobretudo quando estão em meios altamente fechados e dogmáticos.
Entretanto a vida continua da forma possível e, neste momento, estou a tentar seguir em frente construindo algo de duradouro e de possível mas ainda sem aquela força de sentimentos e de paixão que há bem pouco tempo tive e me aconteceu. Não é fácil a mudança de linha assim tão facilmente. E principalmente quando, para mim, muita coisa ficou por explicar e entender...
Amanhã é dia de trabalho no consultório, o tal sábado mensal que me compete e que cada vez mais me custa fazer e estar, mas a partir de janeiro tenho de reorganizar a agenda e de ver como vou fazer. Amanhã tenho ainda um espectáculo no CCB que estou com alguma curiosidade em ver.
A propósito deste mesmo espectáculo, percebi ou tive a noção de que as diferenças entre as pessoas são mesmo reais e que a identidade real das pessoas manifesta-se muitas vezes por trás atitudes que, podem não ser compreendidas no momento, mas depois até fazem todo o sentido. E ajudam a perder as ilusões que pudéssemos ter acerca do que quer que fosse.
Também aqui onde trabalho e onde estou a ser desperdiçado, por completa estupidez das chefias com que nunca me dei, uma vez que, como sei agora, tenho alguns problemas com figuras de autoridade, estou a mexer os cordelinhos para que me sejam atribuídas outras funções e sobretudo que tenha mais para fazer.
Neste momento com um SORRISO procuro na verdade entranhar muita coisa, bem como ser feliz e fazer os outros que, comigo convivem, também felizes. E principalmente utilizar cada vez mais e melhor a ferramenta do pensamento e de reflexão. Pensar antes de agir e de reagir, na medida em que reacção sem pensamento e atitudes a quente e imediatas não são, nem nunca foram, muito positivas. Assim seja....

Sem comentários: