quarta-feira, novembro 25, 2015

Duvidas

Mais um dia de trabalho... ontem e anteontem foram dias meio estranhos por motivos vários, com o seu início no domingo. Efectivamente os domingos são dias menos bons para mim por motivos que tenho de perceber porque depois se reflectem nas segundas.
Ao pensar nisso, recordo os muitos domingos que já tive na minha vida e começo talvez a ter uma percepção dos motivos porque é assim é porque reajo com alguma violência e desgaste a esses dias.
Sempre foram dias estranhos em que me tinha de dividir entre muita coisa, muitas pessoas, casas e famílias e acho que isso é uma das principais causas para este desconforto que ainda hoje sinto.
Ontem a minha Mãe fez 94 anos.... dentro da sua lucidez que ainda conserva, tem infelizmente o problema da cegueira e de praticamente já se conseguir mexer muito mal ou pouco sem ajuda de terceiros e mesmo assim com bastante dificuldade. É triste ver as condições físicas a que se pode chegar depois duma vida cheia e plena de muita coisa. Sejam elas positivas ou negativas... e como sei agora foi ela uma das minhas principais influências.
Outra pessoa que também me marcou grandemente, encontra-se neste momento internada com um brutal AVC, sem grandes condições duma recuperação eficaz e duradoura. Neste caso e conhecendo-a como a conheço seria preferível que conseguisse partir em paz. Apesar dos enormes problemas que isso vá causar à filha que vai ficar completamente perdida no meio do muito que ignora.
Ontem também constatei, uma vez mais, que na verdade cada um de nós lida com as situações e as circunstâncias de formas completamente diferentes e que, perante, problemas similares e factos parecidos se proceda de formas também completamente diferentes. Eu faço tudo e mais alguma coisa para atingir os meus objectivos e seria incapaz de deixar fosse quem fosse pendurado ou sem saber dos acontecimentos. Sobretudo faço tudo para evitar sofrimento noutras pessoas. 
A verdade é que por educação, por ética e princípios pessoais tenho uma concepção de vida e de respeito interpessoal que não é comum a grande parte das pessoas e apesar das minhas muitas incongruências e erros cometidos, há muitos princípios básicos que tento cumprir e seguir. E cada vez mais acredito que o caminho é este mesmo, da verdade, do respeito mútuo e da integridade entre todos nós.
Mas o que é preciso é manter este nosso SORRISO duma forma franca, aberta e sincera para que a vida possa ser a melhor possível e que o nosso objectivo de sermos felizes e fazermos os outros felizes se possa concretizar.

Sem comentários: