sexta-feira, novembro 27, 2015

Família

Hoje seria o dia de anos da minha avó materna, de quem me lembro muito bem e que recordo com saudade. Tenho a sorte de ter conhecido os meus avós maternos e paternos, lembrando de cada um deles, apesar dos diferentes graus de intimidade que tinha com cada um deles.
Esta minha avó materna era uma pessoa delicada, prestável e atenciosa, uma excelente cozinheira e que viveu em nossa casa durante bastante tempo. Faleceu em pleno dia 24 de dezembro.
O meu avô materno era uma pessoa austera, de princípios muito rígidos e que vivia para o seu trabalho de bancário e de jornalista, tendo entrado numa demência senil após a sua reforma e transformado completamente a sua personalidade.
O meu avô paterno foi o que conheci pior, visto que viveu muito tempo em Angola e no Brasil e praticamente apenas nos seus últimos anos de vida é que esteve em Portugal, sendo portanto aquele avô que menos conheci.
A minha avó paterna era uma senhora que se considerava de sangue azul, dum porte impecável e duma grande reserva mas é de quem mais me lembro frequentemente e muitas vezes. Tinha com ela uma relação muito especial e nos seus últimos anos de vida estava muito com ela. Morreu um mês antes do meu primeiro casamento.
Todos eles me marcaram à sua maneira e de diferentes formas, recordando-os duma maneira muito carinhosa e afectuosa. São os meus antepassados próximos que tiveram imensa influência nos meus Pais, bem como em mim e nos meus irmãos.
Hoje é sexta feira e felizmente que esta semana não trabalho sábado; amanhã início o meu curso de culinária o que me está a apetecer bastante; depois terei um almoço/café de aniversário e ainda um jantar de família ( acho eu ). Vai ser um sábado preenchido e ainda no domingo quero ver se vou ver a exposição que está na cordoaria nacional do corpo humano.
Continuo em reflexão e em introspecção acerca de muitas coisas do meu presente e sobretudo neste momento o que quero mesmo encontrar é a minha paz interior, o meu objecto interno e tentar, de todas as maneiras, estar de bem comigo próprio. Para que assim possa também estar bem com as pessoas e com o meu meio envolvente.
Sei e sinto que ainda tenho um longo percurso a fazer e a percorrer até me conseguir equilibrar,  orientar, bem como perceber-me cada vez melhor e utilizar esta ferramenta indispensável na vida que é o pensamento. Agir com moderação, agir com pensamento e sobretudo não reagir a quente nem precipitadamente como tem acontecido tantas e tantas vezes. 
Felizmente que vou entranhando que apenas com tranquilidade, calma e paz de espírito conseguimos levar a nossa vida por diante e ainda fazer dela o que queremos e desejamos, sempre com um SORRISO interior e transmissível a todos os que nos rodeiam. É essencial esta calma e esta paz para que possamos viver a nossa vida da melhor forma.
PS: acabei finalmente de comprar todos os presentes de Natal e este fim de semana quero ver se também me dedico a enfeitar a casa para esta época porque representa bastante para mim e será a primeira vez que o farei nestas condições. Sei que me vai custar mas também sei que vou conseguir...

Sem comentários: