segunda-feira, novembro 16, 2015

Fanatismos

Fanatismos.... religiosos, afectivos, profissionais e pessoais e tantos outros que alteram e estragam a vida deste mundo e de tantas e tantas pessoas.
O fanatismo religioso a que assistimos nestes últimos dias e a barbárie destes ultra ortodoxos é algo de simplesmente horrível... o que aconteceu em Paris foi um atentado a todos nós e à humanidade em geral. Infelizmente o fanatismo religioso sempre existiu duma forma ou doutra e há muitas e muitas religiões e seitas que promovem também uma forma de estar na vida e no mundo completamente diferente do "normal" e até impeditivo da felicidade de cada um.
Infelizmente Tive essa experiência recentemente em que me encontrei perante um dogma e um muro inultrapassável e que me causou uma dor imensa e um sofrimento bastante grande.
Vivemos num mundo estranho em que os princípios e a ética individual estão bastante afastadas da realidade e deste mundo em que estamos, porque infelizmente não se consegue discernir o que é realmente verdade e o que é realmente importante.
Fanatismo afectivo quando pessoas que se amam e se querem são afastadas por convicções pessoais, religiosas ou outras e são incapazes de lutarem contra esses mesmos receios ou medos que os rodeiam. Também todos aqueles casos de mutilações em que ouvimos falar, de obediência cega e total a um pragmatismo e a uns ideais religiosos são na verdade algo de muito muito negativo. 
Bem como todos aqueles que não se conseguem libertar da carga que transportam dentro de si e que os impede de ser feliz, nesta sociedade do século XXI em que, felizmente, já tanta coisa é permitida e em que as consciências e os costumes estão em completa mudança e progressão.
Fanatismo profissional quando pessoas da mesma profissão se acham superiores e inultrapassáveis no seu campo, destruindo e querendo esmagar todos os outros à sua volta duma forma incrível e eticamente criticável. Também infelizmente passei por essa experiência recentemente. E devo dizer que foi uma das piores experiências da minha longa vida profissional. Porque achei simplesmente abominável.
Na verdade qualquer forma de fanatismo é simplesmente aberrante e atentatório da dignidade humana porque todos nós devemos ser livres e capazes de pensar por nós próprios e escolher o nosso caminho e não sermos obrigados a fazer o que a religião, a sociedade ou o que quer que seja imponha ou faça regras contra natura e contra a nossa própria vontade.
Nesta fase da minha vida em que, cada vez mais estou resolvido, "apenas" me falta mesmo acreditar que é possível viver connosco próprio e ter um objecto interno forte e intenso e ao mesmo tempo acreditar ter alguém que nos acompanhe e que dê algum significado à vida e nos acompanhe afectiva e realmente no nosso dia a dia.
Mas como a vida dá tantas voltas talvez quem sabe algum dia estes fanatismos acabam e possamos viver de novo em paz e com um enorme SORRISO estarmos nesta vida duma forma pacífica e tranquila.

Sem comentários: