sexta-feira, outubro 31, 2014

Orgulho e preconceitos

O orgulho é, certamente, um dos pecados que muitas pessoas cometem e que não reconhecem nem conseguem perceber o que fazem ou deixam de fazer.
Uma coisa é ser orgulhoso, consciente do seu valor e empenho e outra totalmente diferente é permitir que esse mesmo orgulho provoque comportamentos impróprios e injustificados.
Quando assim é, tem que se ter a humildade de perceber, compreender e tentar corrigir esses aspectos negativos e destruidores de relações saudaveis e estáveis, quer a nível pessoal quer a nível profissional.
Muitas vezes determinadas atitudes e comportamentos dizem mais acerca de nós próprios do que dos outros visto que são manifestacoes do nosso mal estar e da nossa incapacidade de compreensão e de vivermos connosco próprios. O não reconhecimento das nossas limitações e as certezas absolutas que muitas pessoas têm apenas levam a uma grande conflitualidade interna que perpassa facilmente para o exterior e para as outras pessoas.
Nesta fase em que estou e me encontro, de acalmia, paz e silêncio interior quero afastar todos os ruídos incomodos e prejudiciais que me possam perturbar ou alterar o meu Self, pelo que corto de imediato com essas atitudes, não as tolerando nem as permitindo. Cada um de nós tem que ser responsável pelas suas atitudes, respeitar o espaço proprio dos outros e ainda saber qual o seu lugar, as suas competências e limites.
Para que assim seja, tem que se ter a cabeça devidamente arrumada e organizada, o que é difícil é complicado para muita gente. Infelizmente a maioria das pessoas ou vive envolta num completo ruído interno que não permite a visualização do caminho correcto ou está num vazio total sem a compreensão da realidade.
Nesses casos, as atitudes, emocoes e sentimentos podem estar, e estão, alterados e incorrectamente posicionados o que origina conflitos, mal estar e uma grande perturbação no normal funcionamento das situações do dia a dia.
Quando o nível e o respeito profissional são ultrapassados por este orgulho e estas "birras" ocasionais que não sao entendidas, então tudo devemos fazer para as corrigir e alterar; o problema é que o nível de consciência e de compreensão é, normalmente, extremamente baixo ou nulo o que dificulta imenso a resolução destes problemas.
Tenho aprendido - e bem - que o pensamento deve preceder a acção e se assim for, certamente que conseguiremos não só estarmos melhor connosco mas ainda com os outros; se o nosso objecto interno estiver pacificado e compreendido, então a intromissão dos objectos externos far-se-à muito mais dificilmente visto que serão entendidos e aceites doutras forma.
Os nossos caminhos neuronais podem e são alterados com o nosso comportamento, com a criação das tais auto-estradas de que tenho já falado e que foram descritas pelo Antonio Damásio pelo que acredito que todos nós podemos ficar diferentes e seguirmos outros caminhos se tivermos essa consciência é sobretudo essa vontade.
Infelizmente por motivos de variadissima índole, o nível de consciencialização de grande parte das pessoas é bastante deficitária é limitada, visto que se circunscrevem ao seu pequeno mundo sem outras ambições ou vontades; muitos vivem apenas para os factos correntes e as suas emoções e atitudes baseiam-se no momento, sem qualquer pensamento subjacente.
Cada vez mais sei, sinto e acredito que o pensamento está na base da nossa felicidade é mesmo ontem no curso de Mindfulness esse foi o tema da noite.... aprender a valorizar e a aceitar o pensamento presente, bem como entender esses mesmos pensamentos é a base para a nossa identidade e para o nosso comportamento real e efectivo.
Pensamos, logo existimos melhor e mais saudávelmente, sem desvios patológicos, parafilias ou substituições doentias para camuflarmos os nossos ruídos internos; o silêncio do pensamento, a lógica do comportamento e a identificação correcta da nossa realidade são essenciais para a vida que queremos é que, felizmente, estamos a conseguir.
O meu SORRISO é especialmente dedicado a todos aqueles que reconhecem as suas limitações e que não permitem que o orgulho ( que muitas vezes é mesmo arrogância) comande a vida.... a vida tem que ser controlada pelo Sonho e pelo pensamento, bem como na procura da nossa plena Felicidade é daqueles que nos acompanham com Amor e Amizade.

Sem comentários: