domingo, outubro 05, 2014

Domingo

DOMINGO.... caminhada duns 6 quilómetros pela manhã, ida a uma feira que acontece todos os primeiros domingos de cada mês e brunch com os meus mais queridos e verdadeiros amigos, eis o programa para este dia de descanso.
Ontem deu no jornal da noite da SIC uma reportagem acerca de movimentos de homossexuais dentro da igreja, como " Novos Rumos", a propósito da realização duma reunião que se vai realizar em Portimão de várias associações internacionais do mesmo género.
Penso que é um pseudo problema visto que para se ser crente e frequentar a(s) igreja(s) não interessa a cor da pele, a orientação sexual ou qualquer outro traço individual, mas apenas a FÉ, a crença e os princípios de cada um.
Como dizia ontem o responsável pela organização portuguesa, ele obedecia aos princípios da igreja por ter uma relação estável e casta, no sentido de ser fiel, pelo que a única diferença é ser com uma pessoa do mesmo género. E isso é assim tão importante ???
Sinto que o que realmente importa e conta é o respeito pela pessoa, pela sua individualidade e pelas minorias. Assim como as maiorias não podem impor a sua vontade, também as minorias não o podem fazer, como por vezes parece acontecer. Cada qual tem a sua identidade e a sua própria vida e desde que essa mesma vida não implique qualquer desrespeito para quem nos rodeia, então deveremos aceitar o modus operandi de cada um e de cada qual.
Ao respeitarmos e aceitarmos o nosso próprio, também seremos aceites por eles e é essa inter-relação e interconexão que poderá melhorar o nosso Universo. Não é o radicalismo a que agora se assiste com o estado islâmico que irá resolver o que quer que seja e, antes pelo contrário, estamos a dar cabo do nosso mundo.
Com tanta fome, tanta miséria, tanta falta de recursos e de Humanidade, preocupemo-nos com os valores essenciais á vida e não com assuntos supérfluos e irrealistas. Em vez de guerra, canalizar as verbas em prol da melhoria das condições de vida de tantos milhões de pessoas que bem precisam. Em vez de radicalismo e intolerância, aceitação e compreensão pelos valores individuais e pelo modo de vida de cada pessoa, dentro da sua identidade e da sua forma de estar.
Somos todos seres humanos e merecedores de respeito, confiança, aceitação e tolerância, sendo bem mais fácil a convivência nestes moldes do que este estado alarmante em que vivemos, num mundo em guerra e em quase autodestruição. Já é preciso 1,5 planeta para que haja condições de habitabilidade para todos nós. Será isto sustentável ??
Entretanto já fiz os tais quilómetros a que me propôs, já iniciei a compra dos presentes de natal na feira onde fomos, bem como já tivemos o nosso brunch num novo espaço onde nunca tínhamos ido e onde, certamente, voltaremos: o U Chiado. Bom brunch e atendimento excelente...
Há pequenos nadas que podem fazer toda a diferença e a felicidade das pessoas, como seja, ver a alegria e entusiasmo das crianças a darem milho aos pombos, a andar no meio deles e estar rodeado destas aves, em plena cidade de lisboa, na praça de Camões.
É bom ter a sensibilidade para poder apreciar estes pequenos/grandes momentos de paz, tranquilidade e de Felicidade na certeza de que é destes momentos que poderemos tirar a nossa calma e a compreensão de que, efectivamente, as coisas mais simples são as que também podem dar uma felicidade real e duradoura.
Não precisamos de procurar para além daquilo que temos à nossa volta e perante a alegria destas crianças ficar com um SORRISO cheio de energia, de positividade e de podermos dizer que tivemos momentos felizes.



Sem comentários: