sexta-feira, outubro 24, 2014

Factos.

Há sempre factos ou ocorrências que, eventualmente, podem condicionar o dia se lhe dermos uma importância que não têm e desvalorizemos o que é realmente importante.
Ou seja, o facto de ao princípio da noite ter "espatifado"  um pneu que ficou de imediato em baixo e sem solução, não impediu de ter considerado o dia como bem sucedido e bastante satisfatório... 
Como habitualmente às quintas, inicia-se o dia com a nossa análise que foi bastante profícua é útil, seguindo-se um dia de trabalho, este a meio gás por ter tido algumas desmarcações, mas que nem me preocupou muito visto que o mês já está quase feito e até me sentia bastante cansado. 
Penso que este horário das sessões me deixa mais cansado e até esgotado, visto que há assuntos e temas que me abalam bastante e que deveria ter mais tempo para digerir e entranhar o que nem sempre acontece! E há factos que são bastante dolorosos, com uma grande dose de sofrimento e de culpa, se bem que neste momento, a percepção e conhecimento desses mesmos factos tem feito com que haja uma grande diminuição desse sentimento de culpa ou sensação de sofrimento. Ou então estou a saber lidar melhor com essas realidades e com esses sentimentos.
Para além disso, o facto de ter feito uma mea culpa com quem devia, fez-me sentir mais calmo e mais consciente do que devo fazer no meu dia a dia, bem como da importância crescente do pensamento e da sua primazia em relação à acção e ao impulso.
Terminou-se o dia com uma o tal Mindfulness que estou a fazer, tendo ontem sido bastante melhor, mais agradeço e sobretudo bastante mais proveitoso, se bem que sejam processos básicos é bastante lineares para quem, como eu, está envolvido num processo de análise tão intenso.
Aquelas técnicas de meditação, relaxamento e expiração bem como alguns dos conceitos que nos são ensinados são importantes, mas primários... e no fundo tudo se esfume uma vez mais ao profundo conhecimento que devemos ter de nós próprios.
A atenção plena em nós mesmos, no nosso corpo ou partes dele, na nossa respiração são tudo técnicas ou factos para aprofundar o nosso autoconhecimento, fortalecer o nosso Ego e a nossa autoestima, sem levantar o véu diáfano do inconsciente.... ou seja, constato por vezes a incompreensão dos meus colegas do grupo que ficam espantados com certas evidências que são claríssimas e evidentes para mim.
E não é por estar a armar-me mas sim pela compreensão que tenho actualmente da realidade do nosso inconsciente, da importância das associações livres - também feitas nestas aprendizagens de Mindfulness, mas sem se chegar à uma grande profundidade e sobretudo sem um orientador devidamente credenciado e conhecedor dessas técnicas.
Eu até acho que poderia perfeitamente - que grande modéstia !! - ser orientador destas sessões, desde que estivesse mais informado e conhecedor do tema. Quem sabe se não o poderei fazer um dia destes.
E para terminar bem o dia, duma forma luminosa e apesar do estrago no carro, jantei com alguém com quem não estava há muito e que faz parte integrante da minha vida e do meu ser. E correu bem, conversa fluida e descontraída sem stresses e sobretudo sem julgamentos e/ou vontade de qualquer imposição ou tentativa de qualquer mudança. Apenas e tão só gozar a presente de cada um de nós e "reconquistarmos" o espaço que cada um de nós tem no outro. Apenas espero isso e que doravante possamos prosseguir neste caminho de verdade e entendimento.
Pareceu-me mais consciente da vida, das suas dificuldades e problemas, bem como da necessidade de se lutar e de fazer precisamente à vida... esperemos que esteja no caminho que lhe possa trazer mais felicidade, bem como uma maior inter-relação comigo e com a família.
Com todos estes factos, não será certamente a questão dos pneus que me poderá estragar a minha felicidade que sinto nem o SORRISO positivo e enérgico que sinto.

Sem comentários: